Governo inicia programa de apoio à pessoas em situação de rua

O projeto prevê a criação de espaços adequados para a população de rua, com lavanderias, banheiros, bebedouros e bagageiros, como uma maneira de promover a dignidade e a cidadania

Por Rayfran Junior,

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) formalizará, nesta segunda-feira (26), o primeiro convênio do Programa Pontos de Apoio da Rua (PAR). A organização civil Rede Rua, de São Paulo, foi selecionada como a principal parceira do projeto após ser a melhor avaliada em um edital lançado no início deste ano. Fundada em 1989, a entidade foi uma das quatro instituições escolhidas para essa cooperação.

Foto: José Cruz/Agência BrasilPrograma de apoio à pessoas em situação de rua começa a ser implantado
Programa de apoio à pessoas em situação de rua começa a ser implantado

O PAR é parte de uma política emergencial do governo federal, voltada à população em situação de rua, que foi anunciada em dezembro de 2023. Com foco na promoção de direitos civis e serviços básicos, o programa busca oferecer apoio a pessoas vulneráveis, especialmente nas grandes cidades.

Ao todo, o MDHC avaliou 14 propostas de organizações interessadas em atuar nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, regiões que enfrentam desafios significativos relacionados à população em situação de rua. A Rede Rua receberá um montante de R$ 1,5 milhão para implementar as primeiras estruturas do programa na capital paulista.

Objetivos e expansão do programa

O principal propósito do PAR é fornecer acesso a serviços públicos de higiene pessoal, cuidados básicos de saúde e informações sobre direitos civis. O projeto prevê a criação de espaços adequados para a população de rua, com lavanderias, banheiros, bebedouros e bagageiros, como uma maneira de promover a dignidade e a cidadania.

A implementação do programa será gradual e, inicialmente, abrangerá cidades com mais de 500 mil habitantes. Além de São Paulo, outras cidades poderão ser beneficiadas, conforme o avanço do projeto. A possibilidade de expansão está prevista para incluir as demais organizações classificadas no processo de seleção pública.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Comente

Pequisar