Bem-estar: quem pode consumir suplementos alimentares?
Entenda a importância de buscar orientação profissional para atender necessidades nutricionais específicas em diferentes idades e condições físicas
Começar a suplementar exige alguns cuidados. É preciso entender que os suplementos alimentares servem para complementar uma dieta equilibrada e um programa de treino bem-planejado e não são atalhos para ganho de massa muscular ou perda de peso. A orientação de um nutricionista esportivo é fundamental para personalizar a suplementação e atender necessidades específicas de cada indivíduo.
De acordo com Caroline Tonolli, nutricionista clínica do Hospital São Lucas da PUCRS, nenhum suplemento consegue substituir o alimento, em que há todos os nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo. O uso de suplementos é um acréscimo do que está em falta e é bem-vindo quando indicado corretamente.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece regras para fabricar e comercializar suplementos alimentares no Brasil. Todos os produtos apresentados em formas farmacêuticas e destinados a complementar a alimentação de pessoas saudáveis, com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, agora são considerados suplementos alimentares e devem seguir diretrizes específicas.
Quem está apto para fazer suplementação?
É fundamental destacar que a decisão de iniciar a suplementação deve ser tomada em conjunto com um profissional de saúde. Nutricionistas e médicos são os profissionais mais indicados para avaliar o quadro de cada pessoa e indicar os suplementos mais adequados. Sobre a idade, varia conforme cada caso.
Desde a primeira infância até a terceira idade, os suplementos alimentares oferecem uma solução para as diferentes necessidades nutricionais. Adultos com dietas restritas ou praticantes de atividades físicas intensas podem utilizar suplementos para otimizar o desempenho e a recuperação muscular. Já os idosos encontram fórmulas próprias para complementar a dieta e garantir o consumo adequado de nutrientes.
No entanto, uma dieta balanceada é o ideal para o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, a suplementação pode ser considerada em casos específicos. A ausência de evidências científicas sobre o uso de muitos suplementos nessa faixa etária demanda atenção e mais acompanhamento.
Quais são os principais suplementos alimentares?
A creatina, uma das mais conhecidas no mundo esportivo, fornece energia extra para as células musculares e contribui para ganhos de força, aumento da massa muscular e recuperação mais rápida após os treinos. É um aliado especialmente para fisiculturistas e praticantes de modalidades que exigem explosão e potência, em decorrência do alto desempenho físico e hipertrofia.
Com o passar dos anos, a produção natural de colágeno pelo organismo tende a diminuir, impactando a saúde da pele, cabelos, unhas e articulações. Para auxiliar na reposição dessa proteína essencial, os suplementos são ricos em aminoácidos, promovendo elasticidade e firmeza. A suplementação é indicada para idosos como uma forma de combater os efeitos do envelhecimento e melhorar a qualidade de vida.
Suplementos de ômega-3 são extraídos de peixes e sementes de linhaça, esses nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro, coração e sistema imunológico. Ao reduzir a inflamação no organismo, o ômega-3 previne diversas doenças crônicas. Geralmente, recomenda-se para pessoas de todas as idades, incluindo os idosos, que podem se beneficiar ainda mais de suas propriedades anti-inflamatórias e neuroprotetoras.
O mercado é vasto e há várias opções, desde proteínas em pó, para quem tem em vista construir massa muscular, até suplementos específicos para atletas, para quem deseja emagrecer, para veganos e vegetarianos, para idosos e para diversas outras categorias. Novamente, vale ressaltar que os suplementos não devem substituir uma alimentação saudável e balanceada, mas sim complementá-la. A escolha do suplemento ideal deve ser feita com orientação de um profissional de saúde, como um nutricionista.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Portal AZ