Nova onda de calor no Brasil: Veja mapa e previsões
Brasil enfrenta sétima onda de calor com altas temperaturas e risco de queimadas. Confira
O Brasil está sob o impacto da sétima onda de calor do ano, trazendo altas temperaturas e preocupações com a saúde e o aumento de focos de queimadas. De acordo com o Climatempo, essa onda de calor persistirá até sexta-feira (27), com clima muito seco e umidade do ar considerada “muito baixa”.
Essa condição é resultado de um bloqueio atmosférico na região central do Brasil, que impede a formação de nuvens carregadas e dificulta a passagem de frentes frias, favorecendo o calor e aumentando a massa de ar quente sobre o país.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
As altas temperaturas se estenderão até o final da semana, podendo se prolongar ainda mais. Regiões como São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro, Sul de Goiás e Mato Grosso enfrentarão temperaturas de 5°C a 10°C acima da média. Enquanto em locais como Sul de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Sul do Amazonas, parte sul do Acre e região de Araraguai e Carajás no Pará, o aumento será moderado, com temperaturas 3°C a 5°C acima do normal.
Em contrapartida, algumas regiões como Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, Oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul poderão ter uma instabilidade climática que reduzirá as temperaturas a partir do dia 26.
A população deve estar atenta aos cuidados necessários para lidar com o calor intenso e a baixa umidade do ar. Além disso, é fundamental adotar medidas de prevenção para evitar incêndios e queimadas, que tendem a se intensificar em períodos de altas temperaturas e clima seco.
Permaneça atualizado sobre as condições climáticas em sua região e siga as orientações dos órgãos competentes para garantir a sua segurança e a preservação do meio ambiente.
*Sob supervisão