Força Aérea inicia repatriação de 220 brasileiros do Líbano nesta quarta
Operação Raízes do Cedro parte do Rio de Janeiro em meio à escalada de violência
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) partirá da Base Aérea do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (2) em uma missão de repatriação de brasileiros no Líbano, onde a violência tem se intensificado devido ao conflito com Israel. A operação, denominada Operação Raízes do Cedro, foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e utilizará uma aeronave KC-30.
O voo tem como objetivo trazer de volta até 220 brasileiros que se encontram em solo libanês, a partir do aeroporto de Beirute, a capital. Para garantir a segurança e eficiência da operação, a aeronave fará uma escala em Lisboa para reabastecimento, tanto na ida quanto na volta. Embora este seja o primeiro voo confirmado, novas operações de repatriação deverão ocorrer nos próximos dias, à medida que a situação no Líbano evolui.
Atualmente, cerca de 21 mil brasileiros residem no Líbano, que abriga a maior comunidade brasileira no Oriente Médio. A recente escalada de violência resultou em tragédias, incluindo a morte de dois adolescentes brasileiros devido aos bombardeios israelenses na região.
Para garantir a saúde e o bem-estar dos repatriados durante o voo, a equipe da FAB será composta por tripulantes operacionais, além de profissionais da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e psicólogos, que estarão preparados para oferecer o suporte necessário durante a missão.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Agência Brasil