Produção de motos atinge recorde em setembro: Detalhes revelados pela Abraciclo

Indústria de motos tem o melhor setembro em 11 anos, com 144,1 mil unidades produzidas em

A indústria de motos alcançou um marco significativo no mês passado, registrando a melhor produção em setembro dos últimos 11 anos. De acordo com dados divulgados pela Abraciclo, associação representativa do setor, foram fabricadas 144,1 mil motocicletas no polo industrial de Manaus (AM).

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 2,7%. Esse desempenho positivo é atribuído, em parte, à preparação antecipada das fábricas, que reforçaram os estoques de peças e aceleraram a produção antes do início do período de seca.

No ano anterior, a indústria enfrentou desafios devido à seca severa, que impactou o transporte de cargas pelo rio Amazonas. Diante desse cenário, foram necessárias paradas de linhas de produção por falta de peças, devido às condições desfavoráveis de navegabilidade no porto de Manaus.

O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, ressaltou a importância do planejamento e da antecipação para superar tais adversidades. Ele destacou a preparação logística e o reforço nos estoques como medidas essenciais para manter a produção em andamento, mesmo diante dos desafios impostos pela seca.

Além disso, a utilização de um porto temporário em Itacoatiara contribuiu para a continuidade das operações, enquanto as fábricas aguardam pela dragagem do rio. Entretanto, o aumento dos custos logísticos já é uma realidade para o setor, conforme apontado por Bento.

Embora setembro tenha apresentado uma queda de 12,2% na produção em relação a agosto, mês com um dia útil a mais e forte demanda, o acumulado do ano permanece positivo. Desde janeiro, foram produzidas 1,32 milhão de motocicletas, representando um crescimento de 11% em comparação aos nove primeiros meses do ano passado. A Abraciclo destaca que esse é o melhor desempenho para o período desde 2012.

Comente

Pequisar