Carros clássicos: relembre os modelos que nunca saíram de moda
Eles coloriram as cidades e inspiraram com seus desenhos e roncos de motor. Hoje, estão relegados aos colecionadores que desejam manter a história viva
Os carros clássicos, ainda hoje, despertam sentimentos diferentes em quem os olha. Seja o sentimento de nostalgia, de admiração, ou até mesmo de curiosidade, pois fazem parte de um tempo onde tudo era bastante diferente. As tecnologias eram outras, as preocupações eram outras e os carros eram feitos para durar. Não à toa, muitos resistem à prova do tempo e estão “vivos” até hoje.

Através do cuidado e afinco dos aficionados por carros antigos, alguns modelos ainda podem ser encontrados rodando nas ruas. São poucos em número, mas muitos nas formas, algo muito características dos carros que marcaram época: o DeLorean com desenho mais quadrado que marcou a década de 80 e 90, as curvas atemporais como as do Fusca e os grandes cupês esportivos da década de 70.
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Mestres como o italiano Giorgetto Giugiaro são os grandes culpados por muita gente amar carros. Das suas mãos e mente saíram clássicos que chegaram ao mercado nacional como o Volkswagen Passat, o Fiat Uno, a Fiat Elba e o Prêmio. Mas o famoso designer é mesmo conhecido pelo famoso “De Volta para o Futuro”, o Lancia Delta e o Lotus Esprit, o Lamborghini Gallardo e inúmeros carros da marca de luxo Maserati.
O Fusca é um ícone transgeracional
Dos clássicos que ainda podem ser vistos com relativa facilidade, o Fusca é certamente o primeiro que vem à mente. A história deste ícone é controversa, mas seu legado não. Por mais de 60 anos foi vendido no Brasil, entre idas e vindas. O segredo por trás dos milhões de unidades vendidas é a durabilidade de seu motor, do tipo boxer refrigerado a ar, a simplicidade de sua mecânica e também seu charme.
Kombi: dos hippies aos motorhomes
A também alemã Kombi da Volkswagen, considerado o primeiro carro da fabricante no país, foi comercializada por 56 anos de forma ininterrupta no Brasil. Seu design singular, sua porta lateral de correr e a posição no mínimo diferente do motorista na cabine são inconfundíveis. Um clássico que não sai de moda, hoje tem sido muito usada como motorhome em longas viagens.
A década de 70 foi dos cupês esportivos e seus grandes motores
Dando um salto geracional, os anos 70 foram a década dos esportes. O mais famoso e maior apelo no mercado certamente foi o Chevrolet Opala. Produzido por quase três décadas e em inúmeras versões, ainda hoje suas versões com motores de quatro ou seis cilindros são cobiçadas, principalmente a esportiva SS de primeira geração. Milhões de unidades foram vendidas se somadas todas as versões.
Os concorrentes da Ford e da Dodge também entraram com força no mercado, lançando o Maverick, no caso da primeira, e o Dart e o Charger no caso da segunda, também clássicos. Hoje, o valor de um carro desse em bom estado ultrapassa por muito o de um seminovo e de muitos novos no mercado.
Os anos noventa trouxeram modernidade com a injeção eletrônica
Por fim, a década de 90. Aqui muitos clássicos se encontram: o design que sintetizou uma época se faz muito presente. Os esportivos injetados, como o Gol GTi e o Kadett GSi, foram um marco da tecnologia, que retirou o carburador da jogada, mas que até hoje, mais de 30 anos depois, não o aposentou.
A fusão da Volkswagen com a Ford, formando a Autolatina, despejou carros no mercado nacional. Marcadamente, o Escort XR3 foi um clássico instantâneo. Santanas, Versailles, Pointers, Apollos e Veronas desfilavam pelas ruas brasileiras. Com preços que variam conforme o estado do carro, muitos ainda estão em bom estado, podendo até mesmo serem encontrados entre os outros carros em leilão.
Fonte: Portal AZ