Conheça os melhores hobbies para manter a saúde mental em dia
Praticar atividades somente pela diversão pode ajudar na prevenção de transtornos mentais
De acordo com um levantamento da consultoria Alvarez & Marsal, divulgado no início de 2024, foi apontado um crescimento de 12% a 15% nos últimos quatro anos em atendimentos de saúde no Brasil relacionados a transtornos mentais. Segundo especialistas, uma das melhores maneiras de combater transtornos mentais, como ansiedade e depressão, é por meio de atividades prazerosas, também conhecidas como hobbies.

O que é um hobby?
Em termos práticos, um hobby é uma atividade prazerosa realizada no tempo livre. O objetivo é se desconectar um pouco da rotina e encontrar diversão em algo que possa trazer relaxamento e prazer.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Como encontrar um hobby?
Todo mundo tem uma atividade que considera divertida e prazerosa, às vezes mais de uma. Para ajudar, separamos alguns hobbies que foram testados por especialistas e considerados como os mais relaxantes.
Atividades físicas
Um dos hobbies mais indicados por especialistas são as atividades físicas. Isso porque os exercícios liberam endorfina, o que aumenta a sensação de felicidade, além de ajudar no equilíbrio do organismo em diversos aspectos. Sem contar a autoestima, que é muito impactada por esse tipo de atividade.
Instrumentos musicais
Tocar qualquer tipo de instrumento, segundo pesquisas, melhora a capacidade de detecção de erros e elaboração de respostas mais eficazes. Além disso, a música pode ser uma excelente forma de exercitar a criatividade e de expressão pessoal.
Pintura
Falando em expressão, a pintura é importante no tratamento de transtornos mentais. Isso porque a atividade estimula a dopamina, neurotransmissor associado ao bem-estar, que inibe a amígdala, ativada por medo ou tensão. Isso gera sentimentos de calma, alívio e oferece uma forma de expressar sentimentos sem precisar verbalizá-los.
Crochê
Com apenas uma linha de crochê de qualidade e agulhas, a prática é uma boa forma de exercitar a mente. A atividade exige concentração, coordenação motora e raciocínio, e, com o tempo, ajuda a organizar e desacelerar a mente.
Cinema
Assistir a filmes permite que o espectador tenha contato com outras realidades e formas de pensar. Além de ser um ótimo passatempo, o cinema também exercita a capacidade de concentração e interpretação da obra, proporcionando uma desconexão temporária com a realidade.
Culinária
Essa atividade possibilita o exercício da criatividade por meio da execução de diferentes receitas, sejam elas novas ou adaptações de pratos já conhecidos. Além disso, é uma excelente maneira de melhorar hábitos alimentares, sempre com a orientação de um nutricionista.
Yoga
Por meio de práticas que buscam trabalhar de maneira conjunta o corpo e a mente, o yoga ajuda a aumentar a disposição e também o alívio de possíveis dores que possam surgir com a rotina.
Do It Yourself (DIY)
Para quem gosta de decoração e artesanato, existe o “Do It Yourself”, que, traduzido para o português, significa “faça você mesmo”. A ideia é criar ou reparar peças e objetos de maneira autônoma, seguindo apenas tutoriais disponíveis na internet, deixando a criatividade fluir.
Fonte: Portal AZ