Mais de 30 mil candidatos participam da 2ª edição do Exame da Magistratura

Prova habilita bacharéis em direito a ingressarem na carreira de juiz em tribunais federais, estaduais e militares

Por Redação do Portal AZ,

Neste domingo (20), 33.147 bacharéis em direito participam da segunda edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), etapa fundamental para aqueles que desejam ingressar na carreira de juiz. Organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o exame é aplicado em todas as capitais do Brasil, com candidatos concorrendo em áreas como Direito Constitucional, Penal, Civil e Direitos Humanos.

Foto: STFPiauiense condenada

Entre os inscritos, destacam-se 5.516 pessoas que se autodeclaram negras, 1.254 candidatos com deficiência e 33 candidatos indígenas. Essa diversidade é uma das metas do Enam, que busca promover um processo seletivo mais inclusivo e focado na vocação e no raciocínio jurídico.

A primeira edição do exame, realizada em abril deste ano, contou com quase 40 mil inscritos, e 7.301 habilitados para prestar concursos da magistratura nos tribunais regionais federais, estaduais, do trabalho e militares.

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, acompanhou a abertura dos portões de um dos locais de prova no Rio de Janeiro. Em Brasília, o ministro Benedito Gonçalves, diretor-geral da Enfam, esteve presente na sede da escola, monitorando em tempo real o andamento do exame em todo o país.

Com duração de cinco horas, a prova inclui 80 questões, e a habilitação obtida por meio do exame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois. O Enam visa garantir que o processo de seleção para magistrados seja eficiente, justo e voltado às demandas reais da profissão.

Fonte: Agência Brasil

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar