Alta de preços: 17 Atividades impulsionam inflação industrial em setembro

Preços industriais sobem com destaque para alimentos, açúcar e carne bovina.

No mês de setembro, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrou uma alta de 0,66% nos preços dos produtos industriais na porta de fábrica, impulsionada principalmente por elevações em 17 das 24 atividades pesquisadas, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um dos principais fatores que contribuíram para essa elevação foi o aumento de 3,70% nos preços dos alimentos, que exerceram uma pressão significativa sobre a inflação da indústria, correspondendo a 0,90 ponto porcentual. Este foi o sexto mês consecutivo de altas nos preços dos alimentos, acumulando um avanço de 7,54% no ano.

De acordo com Felipe Câmara, analista do IPP no IBGE, a alta nos preços dos alimentos pode ser explicada, em parte, pela valorização da carne bovina e do açúcar VHP. No caso da carne, a redução da área de pastagem devido à seca e às queimadas resultou em uma menor oferta de insumos para as cadeias produtivas relacionadas à carne bovina e ao leite.

Já o açúcar VHP está inserido em um cenário sazonal, com o término do principal período de colheita do produto e condições climáticas adversas impactando na oferta de cana para processamento, justificou Câmara.

A taxa do IPP poderia ter sido mais elevada em setembro não fossem as quedas nos preços das indústrias extrativas (-5,85% e impacto de -0,27 ponto porcentual), refino de petróleo e biocombustíveis (-1,27% e -0,13 p.p.) e papel de celulose (-2,99% e -0,10 p.p.).

Segundo Câmara, o desempenho das indústrias extrativas reflete diretamente a dinâmica da cotação internacional do petróleo e do minério de ferro, em um contexto de equilíbrio entre oferta e demanda.

Conheça o CNN Money

O CNN Brasil Money está presente nas redes sociais. Acompanhe o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube para ficar por dentro do mercado financeiro e dos impactos econômicos no Brasil e no mundo.

O CNN Money oferecerá conteúdo em TV, streaming e plataformas digitais, prometendo uma cobertura abrangente e atualizada. O lançamento está previsto para o dia 4 de novembro de 2024. Não perca!

Comente

Pequisar