Proficiência em idiomas eleva salários e competitividade no mercado de trabalho

Pesquisa aponta que domínio de línguas pode elevar ganhos em até 61%

Por Dominic Ferreira,

A proficiência em idiomas estrangeiros tem se tornado um diferencial cada vez mais importante para quem busca se destacar no mercado de trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, profissionais que dominam o inglês, por exemplo, podem alcançar salários até 61% maiores em cargos de coordenação e até 56% mais altos em cargos de diretoria, quando comparados a quem tem apenas conhecimentos básicos no idioma. Esse cenário reflete a crescente valorização das habilidades linguísticas, especialmente em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado.

Foto: Reprodução/DivulgaçãoCapa
Pesquisa aponta que domínio de línguas pode elevar ganhos em até 61%; cursos gratuitos ajudam.

Para suprir a carência de profissionais qualificados, iniciativas educacionais como o Programa Língua e Cultura, desenvolvido pela Wyden, têm ganhado destaque. O programa oferece formação gratuita em idiomas como inglês, espanhol, francês e italiano, com foco no aprendizado linguístico e no entendimento dos contextos histórico-culturais e profissionais desses idiomas. O objetivo é preparar os alunos para os desafios locais e globais, ampliando suas perspectivas no mercado de trabalho.
José Carlos Pansonato, pró-reitor de pesquisa e docente da Wyden, destaca a importância de iniciativas como esta para a formação de profissionais que podem atuar em um cenário internacional. “O mercado valoriza cada vez mais quem consegue se comunicar em diferentes idiomas e entender as nuances culturais de outros países", afirma. O curso, que tem uma carga horária de 60 horas e é oferecido online, é voltado para alunos da Wyden e também visa fomentar a mobilidade acadêmica internacional.
Aluna do curso de Enfermagem, Laryssa Monteiro compartilha como o Programa Língua e Cultura tem sido fundamental para o seu desenvolvimento profissional. “O inglês abre portas para várias oportunidades no mercado de trabalho e facilita minha participação em congressos e pesquisas internacionais", comenta. Com a crescente demanda por profissionais bilíngues ou multilíngues, dominar idiomas se tornou uma competência essencial, fazendo toda a diferença no processo de contratação e ascensão na carreira.

Fonte: Ícone Comunicação

Comente

Pequisar