Projeto expande apoio alimentar para famílias vulneráveis de Teresina

Fundação Cajuína é beneficiada em nova fase do projeto do Instituto Assaí

Por Carlos Sousa,

O Instituto Assaí, braço de investimento social do Assaí Atacadista, lançou a segunda fase do projeto Mais Escolha, voltado para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social e alimentar. Agora, 2 mil pessoas de nove cidades nas regiões Norte e Nordeste do país serão contempladas. Em Teresina, a entidade selecionada para intermediar a ajuda é a Fundação Cajuína, conhecida pelo trabalho em cidadania, educação, cultura, saúde e economia voltado a crianças, jovens, adultos e idosos em extrema vulnerabilidade.

Foto: DivulgaçãoProjeto Mais Escolha
Projeto Mais Escolha

O programa busca promover dignidade e autonomia alimentar por meio da concessão de um cartão para compras de alimentos nas lojas do Assaí Atacadista. Cada família atendida receberá mensalmente o valor de R$ 105 durante seis meses, permitindo a compra de itens essenciais. Os beneficiários ainda têm acesso a conteúdos sobre alimentação e nutrição, com o objetivo de promover escolhas alimentares mais saudáveis e equilibradas.
 

Foto: DivulgaçãoProjeto Mais Escolha
Fabio Lavezo, Gerente de Investimento Social e Sustentabilidade do Assaí

Segundo o gerente de Investimento Social e Sustentabilidade do Assaí, Fabio Lavezo, a expansão do projeto reafirma o compromisso da instituição com regiões historicamente menos assistidas no país. “Combater a fome no Brasil é uma missão diária. Ao triplicarmos o número de cidades atendidas, fortalecemos nosso compromisso com uma sociedade mais justa”, destaca Lavezo.

Parcerias locais e critérios de seleção

Para a escolha das famílias, o Instituto Assaí firmou parcerias com organizações sociais locais, que identificaram e selecionaram famílias em situação de pobreza extrema, com prioridade para lares monoparentais e chefiados por mulheres negras. Além da Fundação Cajuína, outras entidades que atuam como parceiras incluem:

Região Nordeste

AEACA O Consolador (Maceió, AL)

Instituto Maria da Penha (Cabo de Santo Agostinho, PE)

Instituto Ágatha (Aracaju, SE)

IDESQ (Fortaleza, CE)

Casa do Sol Padre Luís Lintner (Salvador, BA)

Região Norte

Instituto Acariquara (Manaus, AM)

Instituto Pirilampos (Boa Vista, RR)

Fundação Bom Samaritano (Parauapebas, PA)

Atuação nacional e impacto social

Além do Mais Escolha, o Instituto Assaí desenvolve outros projetos focados na segurança alimentar, como o programa Cozinhas Solidárias, que distribui refeições balanceadas para pessoas em situação de rua em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas e Ceará. Em 2024, de janeiro a setembro, o Instituto doou mais de 3,5 milhões de refeições em todo o país, somando outras ações sociais, incluindo Doações Emergenciais e o programa Destino Certo.

O projeto Mais Escolha, lançado em 2023, já havia sido implementado na primeira fase em Santarém (PA), Serrinha (BA) e no bairro Capão Redondo, em São Paulo, com resultados positivos que motivaram sua expansão. Ao combinar apoio financeiro com ações de conscientização nutricional, o Instituto Assaí espera criar uma rede de suporte para que as famílias atendidas conquistem maior autonomia alimentar.

Fonte: Ícone Comunicação

Comente

Pequisar