Eleição no Iate Clube de Teresina é judicializada

Na lista entregue à oposição constam até nomes de sócios já falecidos

Por Redação do Portal AZ,

O Iate Clube de Teresina está bastante movimentado em razão das eleições para a próxima diretoria do clube. A votação será dia 15 de dezembro. 

Estão disputando duas chapas. A da situação, Chapa 01, liderada por Francisco Antônio Alencar, e a de oposição, Chapa 02, cujo candidato é o coronel Fernando Miranda.

Foto: ReproduçãoChapa 2 Nildo Sangreman ( vice comodoro ) e Fernando Miranda ( comodoro )
Chapa 2 Nildo Sangreman ( vice comodoro ) e Fernando Miranda ( comodoro )

O que vem ocorrendo com a eleição da OAB-PI, se assemelha com a eleição do Iate Clube. Há uma discussão interna envolvendo a entrega da lista dos eleitores aptos a votar. 

Após inúmeras vezes solicitada, inclusive através de processo judicial, a atual diretoria forneceu uma lista à chapa de oposição em que  constam nomes de pessoas que não são mais sócios, e portanto não aptos a votar. 

Na referida lista aparecem até  pessoas já falecidas, como do empresário João Claudino Fernandes e do  ex-governador, Lucídio Portela Nunes , entre outros tantos. 

Pelo  Estatuto do Clube  somente estão aptos a votar os sócios que estiverem em dia com o pagamento das mensalidades do Clube. Porém, não foi entregue pela diretoria, a lista discriminando quem está em dia e quem não está , propiciando uma situação de falta de isonomia no pleito eleitoral. 

Segundo Joseli Magalhães, advogado da Chapa 02, apesar de já ter sido determinado pela Justiça a entrega da lista de eleitores com os nomes dos sócios adimplentes e inadimplentes, a diretoria do Iate Clube, responsável pela eleição, insiste em desrespeitar a decisão judicial e entregou a mesma lista contendo os sócios adimplentes e inadimplentes sem a identificação. 
“Tive que novamente me socorrer à prestação jurisdicional para que agora, sob pena de ser aplicada uma multa mais elevada, fosse entregue a lista correta”, acrescentou o advogado. 

O candidato da chapa de oposição, Fernando Miranda, atribui que esta falta de transparência da diretoria do clube é notória para ajudar a própria chapa da situação. “Porque os membros são praticamente os mesmos e, assim, não há isonomia na disputa eleitoral. Some-se a isso tudo, o aspecto de que no regimento interno das eleições, elaborado pela própria diretoria do clube, sem participação  dos membros da oposição, consta que até mesmo 15 minutos antes das  eleições os sócios podem pagar o que estiver em atraso e, assim, poderem votar. Acreditamos que isso gera todo tipo de manobra no sentido de beneficiar a chapa da situação. Não estamos de braços cruzados , tudo  isto está sendo questionado na Justiça e acreditamos que será decidido a nosso favor”, explicou o Coronel Fernando . 

As chapas concorrem a 27 cargos de direção e de diretoria. O mandato é para o triênio 2025/2027.
O Portal AZ não conseguiu ouvir a direção do Iate Clube e nem os componentes da chapa 1. O espaço para eventual resposta está aberto, que pode ser feito através do Whatasap 86 999818563.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar