Produção industrial no Brasil tem alta de 0,94% em outubro, indica IBGE

Índice de Preços ao Produtor (IPP) cresce 0,94% em outubro, impulsionado por setores como

A produção industrial no Brasil apresentou um avanço significativo no mês de outubro, com os preços ao produtor subindo 0,94%, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado representa a nona alta consecutiva e a taxa mais elevada desde julho, quando atingiu +1,53%, levando o Índice de Preços ao Produtor (IPP) a acumular uma alta de 5,89% nos últimos 12 meses.

Setores em Destaque

Entre as 24 atividades analisadas, 15 registraram aumento de preços em comparação com o mês anterior. O analista do IPP, Murilo Alvim, destacou que o cenário atual contrasta fortemente com o observado em 2023, quando o IPP acumulava uma queda de 4,47% nos dez primeiros meses do ano. A alta do dólar teve um papel significativo nesses resultados de outubro, influenciando diversos setores da economia.

Os setores de alimentos, indústrias extrativas, metalurgia e veículos automotores foram os que mais impactaram o resultado de outubro, com influências de 0,46 p.p., 0,34 p.p., 0,14 p.p. e 0,06 p.p., respectivamente. Em termos de variação, as indústrias extrativas (7,84%), impressão (2,56%), madeira (2,42%) e metalurgia (2,24%) se destacaram no período.

Dinâmica do Setor de Alimentos

O setor de alimentos registrou um avanço de 1,81% em outubro, mantendo uma sequência de sete meses de alta e acumulando, em 12 meses, um aumento de 10,64%. Esse desempenho pode ser atribuído, em grande parte, ao aumento nos preços das carnes, especialmente as bovinas. Fatores como a redução na oferta de animais para abate devido ao clima seco em algumas regiões e o aumento das exportações contribuíram para essa alta. Com o aumento no valor das carnes bovinas, os consumidores têm buscado outras opções de carne, o que acaba elevando os preços de forma geral no mercado.

O IPP é um indicador que mede a variação dos preços dos produtos na saída das fábricas, sem considerar impostos e frete, abrangendo 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação. Esses dados refletem a dinâmica da produção industrial no país e fornecem insights importantes sobre a economia brasileira.

Comente

Pequisar