Ampliação do metrô de Teresina: Indenizações e desapropriações

Projeto de ampliação do Metrô de Teresina envolve milhões em indenizações e desapropriação

A ampliação do Metrô de Teresina está em destaque devido às indenizações e desapropriações que serão realizadas para viabilizar as obras. O governo do Piauí planeja desapropriar quase 50 imóveis na Zona Sudeste da cidade, totalizando um investimento de R$ 9,5 milhões em indenizações, conforme informações da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans).

Desapropriações Iniciais

A primeira fase das desapropriações abrangerá trechos entre as estações do Parque Ideal e Renascença, afetando 13 residências e totalizando R$ 1,7 milhão em indenizações. O trecho inicial possui uma extensão de 518 metros e uma área de 2.235 m².

O diretor técnico da Setrans, Gustavo Aquino, destacou que a principal intervenção nessa etapa é a duplicação da linha férrea existente, que se estende do bairro Itararé ao Centro da capital, atualmente com 13,5 km.

De acordo com Gustavo Aquino, algumas propriedades estão localizadas dentro da faixa de domínio da ferrovia ou em suas proximidades, o que demandará a desapropriação para a continuidade das obras.

A equipe da secretaria realizou visitas às residências afetadas e reuniões com os moradores para explicar o processo de desapropriação. Após o cadastro das famílias, foram feitos laudos de avaliação para determinar os valores das indenizações.

Processo de Desapropriação

O governador Rafael Fonteles autorizou a desapropriação por meio de um decreto e os trâmites legais serão conduzidos pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para obter o termo de emissão de posse, permitindo a continuidade das obras.

Gustavo Aquino explicou que as famílias receberão um depósito judicial e o valor referente à avaliação de cada imóvel afetado.

Além das desapropriações iniciais, está prevista a continuidade do processo ao longo de todo o trecho, abrangendo a região dos bairros Matinha e Mafuá, na Zona Norte de Teresina, e a construção de uma passagem inferior na Avenida Higino Cunha.

Expansão do Metrô de Teresina

O projeto de revitalização e modernização do Metrô de Teresina, assinado pelo governador Rafael Fonteles em março, inclui a duplicação da linha em todo o percurso, permitindo a operação simultânea de dois trens em sentidos opostos.

Além disso, o plano prevê a construção de uma nova estação, reformas em estações existentes, rebaixamento da Avenida Higino Cunha e a implementação do Centro de Controle de Operações (CCO) para monitoramento em tempo real.

Com todas essas melhorias, a expectativa é aumentar o número de usuários diários de 4 mil para 12 mil, proporcionando uma infraestrutura mais eficiente e moderna para a mobilidade urbana em Teresina.

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