100 jovens vão receber formação em Agricultura Familiar Sustentável no Piauí

Início do Programa Juventude Rural Transformadora acontece na segunda-feira (9

Por Dominic Ferreira,


O curso do Programa Juventude Rural Transformadora, terá início na próxima segunda-feira (9), com a participação de 100 jovens selecionados para o Curso de Agricultura Familiar Sustentável. O evento marcará o começo do projeto que visa capacitar os estudantes para atuarem como agentes de transformação nas suas comunidades, promovendo a melhoria das condições socioeconômicas e culturais. O curso é promovido pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), e acontecerá de forma presencial, com aulas e oficinas entre os dias 9 e 11 de dezembro.

Foto: Reprodução/Geirlys Silva / SAFO programa vai incentivar a participação de jovens na agricultura familiar.
O programa vai incentivar a participação de jovens na agricultura familiar.

A aula inaugural ocorrerá no auditório do IFPI, em Teresina, às 19h, e dará o pontapé inicial em um curso com duração de dois anos, que será realizado nas próprias comunidades dos estudantes. O foco do programa é proporcionar formação teórica e prática, preparando os jovens para fortalecer a agricultura familiar sustentável em seus territórios. De acordo com Márcia Mendes, superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da SAF, o projeto busca valorizar o campo e fortalecer o protagonismo dos jovens, trazendo visibilidade para as ações que impactam diretamente a produção e a relação entre homem e natureza.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíJamile Martins é uma das selecionadas no programa.
Jamile Martins é uma das selecionadas no programa.

Uma das jovens selecionadas para o programa é Jamile Martins, de 21 anos, moradora da comunidade quilombola São Martins, no município de Paulistana. Com formação técnica em Administração e envolvida na produção agrícola local, Jamile destaca a importância do programa para seu desenvolvimento e para a melhoria da qualidade de vida de sua comunidade. Ela enfatiza que o programa representa uma grande oportunidade de aprimoramento para os jovens da região, especialmente aqueles envolvidos com a agricultura familiar, como ela, que já participa ativamente de programas da SAF.

O Programa Juventude Rural Transformadora não só oferece oportunidades de capacitação para os jovens, mas também se configura como uma ação estratégica para o fortalecimento do setor agrícola no estado, gerando impacto direto nas comunidades rurais. As vagas foram distribuídas por 12 territórios de desenvolvimento do Piauí, incluindo áreas como Chapada das Mangabeiras e Vale do Rio Guaribas, assegurando que as ações alcancem diversas regiões do estado e promovam mudanças significativas no campo.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar