Incentivo às exportações: Montadoras preparam pedido ao Governo
Montadoras de veículos preparam pacote de pedidos visando incentivar exportações ao govern
Montadoras de veículos estão se movimentando para impulsionar suas exportações e buscar apoio do governo. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) está elaborando um conjunto de solicitações para estimular as vendas para o exterior. O presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, expressou sua preocupação com a diminuição das vendas do setor no mercado internacional.
Medidas para Estímulo às Exportações
De acordo com Leite, o pacote de medidas inclui ações regulatórias que visam reduzir o chamado Custo Brasil e facilitar acordos bilaterais com países que recebem as exportações brasileiras. Ele ressaltou a importância da harmonização regulatória e da assinatura de acordos bilaterais com os principais destinos das exportações do país, destacando a necessidade de atenção para evitar a perda de espaço da indústria brasileira nesses mercados.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Desafios e Balanço
Em um balanço realizado em São Paulo, a Anfavea revelou que, pela primeira vez desde 2014, as vendas de veículos importados superaram as exportações, registrando 463 mil emplacamentos contra 403 mil exportações. Esse cenário reflete a queda nas exportações brasileiras, que atualmente têm sua maior concentração na Argentina, representando 39% do total. Esse dado é considerado preocupante pela indústria, que viu as exportações atingirem o pico de 766 mil em 2017.
Estudo e Possíveis Medidas
Neste momento, a Anfavea está conduzindo um estudo detalhado e identificando possíveis ações que possam impulsionar as vendas para o exterior. O foco está em buscar alternativas para reverter a tendência de queda e fortalecer a presença dos produtos brasileiros nos mercados internacionais.