Mais de 17 milhões de brasileiros possuem nova Carteira de Identidade Nacional
Documento reduz fraudes e melhora o acesso aos serviços públicos digitais no país
Mais de 17 milhões de brasileiros já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), conforme divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O documento, que unifica o número de registro pelo CPF e é emitido gratuitamente na primeira via, está disponível em todos os estados do país. Os cidadãos têm até 2032 para realizar a substituição da identidade antiga.

De acordo com o governo, a CIN é uma ferramenta que reduz fraudes e aprimora os cadastros administrativos, além de oferecer acesso mais seguro (conta Ouro) aos mais de 4,5 mil serviços digitais disponíveis no portal Gov.br. Entre os serviços acessíveis estão declarações de imposto de renda, consultas de benefícios e até informações relacionadas ao Enem ou à aposentadoria, conforme o perfil do usuário.
Além disso, o Ministério anunciou planos para criar uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) baseada na nova identidade e na plataforma Gov.br. Essa infraestrutura integrará sistemas digitais seguros e interoperáveis, utilizando a base de dados da CIN para automatizar serviços públicos. “Uma IPD é um conjunto de sistemas digitais compartilhados que devem ser seguros e interoperáveis. Esses sistemas podem ser construídos a partir de especificações e padrões abertos, para ofertar acesso equitativo a serviços públicos e privados em escala social, explicou.
A proposta da nova identidade é também facilitar a inclusão digital e social, simplificando o acesso a informações e benefícios. Para mais detalhes sobre a emissão da CIN e seus benefícios, os cidadãos podem acessar o site gov.br/identidade.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Agência Brasil