Piauí encerra 32 lixões a céu aberto e projeta fechar 100 até 2025

Projeto premiado promove aterros sanitários e sustentabilidade no estado

Por Dominic Ferreira,


O estado do Piauí alcançou a marca de 32 lixões com atividades encerradas, com resíduos agora destinados a aterros sanitários licenciados. A iniciativa faz parte do projeto "Zero Lixões - Por um Piauí mais limpo!", que une a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e Ministério Público do Piauí (MP-PI). A meta para 2025 é chegar a 100 lixões fechados, promovendo mais sustentabilidade e saúde ambiental.  

Foto: Reprodução/Governo do PiauíNo Piauí, 32 municípios já encerraram as atividades em lixões a céu aberto
A perspectiva é o fechamento de 100 lixões até 2025 no Piauí.

O projeto, baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), busca conscientizar gestores municipais e a sociedade civil sobre a necessidade de acabar com os lixões, recuperar áreas degradadas e fortalecer cooperativas de catadores. O "Zero Lixões" foi reconhecido nacionalmente ao conquistar o 1° lugar na categoria Sustentabilidade do Prêmio CNMP 2024, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, destacando a relevância da iniciativa.  
Catharina Teixeira, auditora fiscal ambiental da Semarh, celebrou o prêmio como um reflexo do esforço coletivo“Estamos muito felizes com o reconhecimento das atividades que estamos desempenhando, tanto do licenciamento, como da fiscalização, e dessa política de fechamento dos lixões. Em 2025, pretendemos dobrar o número de lixões fechados”, afirmou. O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, reforçou o compromisso do governo estadual com o encerramento dos lixões. “O Lixão Zero é uma prioridade do governador Rafael Fonteles e um passo decisivo para um futuro mais limpo e saudável para todos. Há uma perspectiva de chegarmos, em 2025, a 100 lixões fechados”, pontuou.  
A perspectiva de fechar 100 lixões até 2025 consolida o Piauí como referência em gestão de resíduos sólidos no Brasil. Entre os municípios que já encerraram seus lixões estão:
- Água Branca
- Agricolândia
- Amarante
- Floriano
- Francisco Aires
- Hugo Napoleão
- Jardim do Mulato
- Lagoinha do Piauí
- Miguel Leão
- Olho D’Água do Piauí
- Palmeirais
- Regeneração
- São Miguel da Baixa Grande
- São Pedro
- Santa Cruz dos Milagres
- Santo Antônio dos Milagres
- São Félix do Piauí
- Altos
- Buriti dos Lopes
- Campo Maior
- Caxingó
- Demerval Lobão
- Ilha Grande
- Nazária
- Pau D’Arco
- Beneditinos
- Novo Santo Antônio
- Caraúbas
- Joaquim Pires

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar