Ponte JK, que liga MA e TO, será reconstruída com investimento de R$ 172 milhões

Contrato emergencial prevê entrega até dezembro de 2025 após tragédia com 11 mortos

Por Dominic Ferreira,

A ponte JK, que ligava as cidades de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, será reconstruída após o desabamento ocorrido em 22 de dezembro, que deixou 11 mortos e 6 desaparecidos. Um contrato emergencial, publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (31/12), prevê um investimento de R$ 172 milhões para a reconstrução da estrutura na BR-226.  

Foto: Reprodução/Corpo de BombeirosA queda da ponte em resultou em 11 mortes confirmadas e 6 desaparecidos.
A queda da ponte em resultou em 11 mortes confirmadas e 6 desaparecidos.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) contratou, sem licitação, o consórcio formado pelas empresas Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Limitadas para elaborar o projeto e executar a obra. O prazo final para a conclusão da nova ponte é 22 de dezembro de 2025. Apesar disso, o documento não especifica a data exata de início das obras, destacando apenas a urgência na execução.  
Das 11 mortes confirmadas, 9 corpos foram retirados do rio, enquanto equipes continuam trabalhando para localizar os 6 desaparecidos. No local, veículos submersos ainda estão sendo removidos, mas problemas técnicos, como danos em equipamentos de flutuação e desafios nas operações de mergulho, dificultam os resgates.  

Uma caminhonete foi encontrada, na segunda-feira (30), no fundo do rio, mas sem ocupantes. O caso levou à ampliação das buscas nas margens do rio e reforçou a complexidade da operação.  
As buscas realizadas pela Marinha do Brasil serão reduzidas para o período das 9h às 15h, a partir desta terça-feira (31), devido à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito, que alterou as condições do rio. As mudanças limitaram o uso de drones subaquáticos e operações de mergulho, mas as equipes seguem empenhadas na localização das vítimas e na retirada dos destroços.  
A reconstrução da ponte JK é vista como essencial para restabelecer a ligação entre os dois estados, que dependem da estrutura para o transporte de pessoas e mercadorias. 

Fonte: Com informações Diários Oficial da União

Comente

Pequisar