Formação de recém aprovados em concurso público dos Bombeiros é suspensa

Questões orçamentárias e judiciais adiaram início da formação; nova data é aguardada para 2025

Por Dominic Ferreira,

Representantes dos aprovados no concurso público de 2023 do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMP-PI) participaram de uma reunião, na manhã desta segunda-feira (6) no Quartel do Comando Geral, em Teresina, para tratar da suspensão do curso de formação de soldados, previsto para começar em janeiro de 2025.  

Foto: Reprodução | Corpo de Bombeiros do PiauíOK

O encontro contou com a presença do Subcomandante-Geral, Coronel José Veloso, e da Chefe de Gabinete, Tenente-Coronel Najra, que representaram o Alto Comando da corporação. Na reunião, foram debatidos os motivos da suspensão e possíveis soluções para retomar o processo.  

Foto: Reprodução | Corpo de Bombeiros do PiauíOK

Segundo o Coronel José Veloso, a decisão foi motivada por problemas orçamentários e judiciais. "Apesar de termos realizado um concurso público com grande número de candidatos, a demanda por recursos financeiros e problemas judiciais que surgiram ao longo do processo comprometeram a qualidade do curso de formação. Isso poderia prejudicar ainda mais os próprios alunos. No entanto, estamos trabalhando minuciosamente junto à Secretaria de Segurança Pública para encontrar, o mais breve possível, uma solução para todos os envolvidos”, explicou

Foto: Reprodução | Corpo de Bombeiros do PiauíOK

O Comando Geral se comprometeu a manter os candidatos informados sobre qualquer avanço na situação. A expectativa é que até o final de janeiro de 2025 seja definido um novo cronograma para o curso de formação, com previsão de início no primeiro trimestre do ano.  

Foto: Reprodução | Corpo de Bombeiros do PiauíOK

Representantes da comissão dos aprovados seguem acompanhando o caso e mantêm um diálogo aberto com a corporação. A prioridade é garantir que o curso seja realizado em um prazo razoável, sem comprometer a qualidade da formação.  
O concurso de 2023 para o CBMP-PI foi um dos maiores da história da corporação, oferecendo 400 vagas para o cargo de soldado. O processo seletivo incluiu provas objetivas, testes físicos, avaliações psicológicas e, posteriormente, a etapa de formação, que agora enfrenta desafios para ser concretizada.  
A suspensão enfatiza a necessidade de planejamento integrado entre o Governo do Estado e a corporação, para assegurar que os candidatos aprovados possam concluir a formação e integrar as fileiras do Corpo de Bombeiros do Piauí em 2025.

Fonte: Corpo de Bombeiros

Comente

Pequisar