Volta às aulas e queima de estoque impulsionam comércio de Teresina em janeiro

Promoções e compras escolares movimentam lojas com descontos e horários estendidos no início do ano

Por Dominic Ferreira,


Com a chegada de 2025, o comércio de Teresina já se aquece com duas grandes movimentações características do período: as tradicionais queimas de estoque e o aumento nas vendas para a volta às aulas. Lojistas de diversos segmentos apostam em promoções atrativas para renovar os estoques e atender à crescente demanda por produtos escolares.  

Foto: ReproduçãoAs promoções durante esse período de início de ano podem superar os valores da Black Friday.
As promoções durante esse período de início de ano podem superar os valores da Black Friday.

Queima de estoque: descontos que competem com a Black Friday  
Segundo Leonardo Viana, vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), o início do ano é marcado por liquidações e saldões, práticas que se tornaram uma tradição para o setor.  
“Diversas lojas em toda a cidade estão realizando saldões, liquidações, queimas de estoque, tudo para ajudar os clientes a economizarem em suas compras nesse começo de 2025. Essas promoções são sempre muito aguardadas, com preços que, dependendo da loja e da pesquisa do consumidor, podem ficar abaixo até mesmo dos praticados na Black Friday”, explicou o vice-presidente.  
As liquidações incluem uma ampla variedade de produtos, desde roupas e calçados até eletrônicos e utensílios domésticos, atraindo consumidores em busca de ofertas vantajosas.  
Volta às aulas: movimentação cresce em livrarias e lojas  
Outro destaque do comércio neste mês é a proximidade do retorno às aulas, marcado para fevereiro na maioria das instituições de ensino. O período é estratégico para setores como livrarias, lojas de material escolar, calçados e acessórios.  
De acordo com Leonardo Viana, o mês de janeiro costuma ser o mais movimentado para a compra de produtos escolares. “O comércio vive também a expectativa da volta às aulas, um período também muito importante em vendas, onde as livrarias terão seus horários estendidos por mais uma hora, podendo assim facilitar a vida dos pais. Agora a compra de livros, mochilas, tênis e acessórios para as escolas também se intensifica, e a expectativa é positiva para o setor”, ressaltou.
Combinando as liquidações de início de ano e a movimentação da volta às aulas, os lojistas esperam um janeiro com vendas expressivas. Para os consumidores, o período representa uma oportunidade de economizar nas compras de produtos essenciais e começar o ano com boas aquisições.  

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar