Saiba quais as causas e como aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual
Alterações hormonais explicam desconfortos físicos e emocionais enfrentados por mulheres
A tensão pré-menstrual (TPM) é uma realidade que atinge muitas mulheres e vai além de incômodos físicos, como cólicas e dores de cabeça. Para algumas, como a jornalista Stella Gonçalves, 26, os sintomas emocionais são os mais desafiadores. ““Quando vai chegando esse período do mês, já fico preocupada porque sei que meu comportamento acaba mudando e, às vezes, afeta até as relações com as pessoas próximas. Nem todo mundo compreende”, relata.
Desde a adolescência, Stella percebe que a TPM afeta não só seu bem-estar, mas também suas relações pessoais e seu desempenho profissional. “Fico muito irritada nos dias que antecedem a menstruação. É como se não conseguisse mesmo controlar o jeito mais grosseiro. Fico mais sensível também. Nesses dias, tudo incomoda”, lembra Stella.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O que causa a TPM?
A enfermeira Clemilda Ribeiro, da Hapvida, explica que a TPM está associada às alterações hormonais do ciclo menstrual, que afetam a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.“Nesse período, a concentração de serotonina — neurotransmissor responsável pelo bem-estar — pode diminuir, causando desconfortos que variam de mulher para mulher e que podem aparecer antes, durante e às vezes até depois da menstruação”, afirma.
Entre os sintomas mais comuns estão irritabilidade, sensibilidade emocional, fadiga, dor de cabeça, cólicas abdominais e até enjoos.
Estratégias para aliviar os sintomas
Para Clemilda, a adoção de hábitos saudáveis pode fazer diferença no enfrentamento da TPM. “Os sintomas podem ser melhorados com mudanças no estilo de vida. Além de praticar atividade física regularmente ou optar por exercícios de relaxamento, priorize a qualidade do seu sono e tenha uma dieta rica em proteínas, verduras e frutas, reduzindo o consumo de sal”, orienta.
A enfermeira também recomenda uma alimentação equilibrada, com destaque para proteínas, verduras e frutas, além de uma redução no consumo de sal. Essas mudanças podem aliviar desconfortos físicos e melhorar o humor.
Stella Gonçalves reforça a importância de falar sobre o tema, especialmente para aumentar a compreensão sobre o impacto da TPM na vida das mulheres. "Nem todo mundo compreende”, conta Stella Gonçalves, 26, que revela não ter uma experiência nada agradável com a famosa tensão pré-menstrual (TPM)".
Se os sintomas forem intensos a ponto de comprometer a rotina, buscar orientação médica é essencial. Um acompanhamento adequado pode ajudar a identificar tratamentos específicos e proporcionar mais qualidade de vida durante o ciclo menstrual.
Fonte: Portal AZ