Venezuela fecha fronteira com o Brasil para posse de Nicolás Maduro
Passagem por Pacaraima (RR) está bloqueada; medida também atinge fronteira com a Colômbia.
A fronteira entre Venezuela e Brasil, localizada em Pacaraima (RR), foi fechada por ordem do governo venezuelano. De acordo com a Polícia Militar de Roraima (PMRR), a Guarda Nacional Bolivariana está controlando o acesso na região desde a manhã desta sexta-feira (10/1). A medida foi adotada como parte das ações de segurança para a posse do presidente Nicolás Maduro, que assume seu terceiro mandato.
Além da fronteira brasileira, a Venezuela bloqueou a passagem para a Colômbia. Segundo Freddy Bernal, governador do estado venezuelano de Táchira, a decisão foi tomada devido a informações sobre uma suposta “conspiração internacional” para desestabilizar o país durante o evento. “Temos informações de uma conspiração internacional para perturbar a paz dos venezuelanos”, declarou Bernal.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Previsão de reabertura
As fronteiras devem permanecer fechadas até a próxima segunda-feira (13/1), conforme informou o governo venezuelano. Em situações similares no passado, restrições temporárias foram impostas durante eventos políticos importantes no país.
A Polícia Militar de Roraima está monitorando a movimentação na fronteira. Um vídeo compartilhado pela corporação mostra uma fila de veículos parados na rodovia em Pacaraima, enquanto militares venezuelanos bloqueiam a pista.
A medida afeta diretamente o fluxo diário de pessoas e mercadorias entre os dois países, intensificando as tensões na região. Além disso, o fechamento pode impactar cidadãos venezuelanos que dependem da travessia para acessar serviços e bens essenciais no Brasil.
Fonte: Com informações do Portal AZ