Rafael visita obra de usina que diz ter capacidade de suprir a demanda de etanol
Além de etanol, a planta industrial deve ser fábrica de produtos para nutrição anima
O governador Rafael Fonteles (PT) visitou, na sexta-feira (31), as obras da Usina Brasbio, Uruçuí, a 520 km de Teresina. A usina, quando concluída em 2026, vai produzir etanol de milho suficiente para suprir toda a demanda do estado por esse combustível renovável.

Além de etanol, a planta industrial deve ser favricar de produtos para nutrição animal.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Durante a visita, Rafael Fonteles destacou a importância da instalação da usina, principalmente pela geração de empregos.

"O empreendimento, que tem a marca da fazenda Progresso, que vai produzir etanol a partir do milho e do sorgo, gerando milhares de empregos, tanto na construção, com mais de dois anos mil empregos, e também na fase de operação. E vai aumentar a produtividade de todo o agro do Piauí”, disse o governador.

O empreedimento tem o apoio do Banco do Nordeste, o que, segundo o governador vai assegurar a evolução do cerrado do Piauí.
A Brasbio produzirá etanol anidro e hidratado. Além disso vai processar um subproduto usado na alimentação de bovinos, identificado pela signa em inglês DDGS (Distillers Dried Grains with Solubles) e WDG (Wet Distillers Grains).

Além da visita às obras da usina, Rafael Fonteles participou do dia de campo da Fazenda Progresso.
O evento reuniu empresas, parceiros e outros produtores da região para a difusão de conhecimento, apresentação de maquinário e novas tecnologias com o objetivo de promover uma troca de experiências.
“Estamos prestigiando essa difusão de tecnologia. O Cornélio [Sanders] abraçou o Piauí há muito tempo, hoje tem essa fazenda e abre o campo para apresentar essas novas tecnologias para que elas sejam adquiridas por outros produtores do Piauí e do Brasil", explicou o governador.
Ainda de acordo com o governador Rafael Fonteles, a agropecuária em terras piauienses está passando por uma transição e essa evolução garantirá a geração de mais oportunidades. "Estamos agora em uma nova fase da agropecuária do Piauí. Todos já viram a expansão da área plantada de grãos e agora vamos ver a fase da agroindustrialização, dos frigoríficos, tanto de bovino quanto de frango, chegando ao Piauí, das usinas de biocombustíveis, e também o fenômeno da irrigação, que vai aumentar a produção e a produtividade na mesma área plantada. Isso tudo vai gerar mais emprego e renda para nossa gente", avaliou.
Cornélio Sanders, proprietário da Fazenda Progresso, ressalta que seu empreendimento no Piauí tem avançado mais rapidamente em relação aos que estão situados em outros estados. "Para nós, é importante as pessoas estarem aqui vendo o que a gente está fazendo, vendo os materiais que estão chegando, as novas tecnologias para controle de ervas daninhas que vão evoluindo, outros tipos de herbicidas. Eu venho do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e a maior evolução nossa, onde a gente conseguiu evoluir mais rápido, foi no Piauí", disse.
Fonte: Portal AZ