E se a gente tirar o maxixe do feijão e da carne e puser na saladeira?
Selecionamos três receitas pasa consumo de maxixe
Piauiense raiz – nordestino idem – gosta de maxixe nos cozidos de carnes com osso ou num picadinho. Também não dispensa a companhia deste legume de origem africana, inclusive no nome, já que a palavra que a designa vem da língua quimbundo.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Mas e que tal se a gente tirar o maxixe do feijão e da carne para pôr na salada?
Bem, primeiro a gente precisa lembrar que o maxixe é da mesma família do pepino, ou seja, pode e deve se consumido cru ou em conservas.
Também é bom ter em mente que o maxixe é alimento funcional que ajuda nos controles da glicemia e do colesterol; ajudar a restauras a pressão arterial, o desenvolvimento de células cancerígenas; atua para reduzir a constipação intestinal, a regular a microbiota intestinal; favorece o sistema imune saudável; é um bom auxiliar na ´prevenção da anemia ferropriva; melhora aparência da pele e controla o apetite
Selecionamos três receitas para consumo do maxixe fora do tradicional uso piauiense e nordestino no feijão e na carne – onde eles se acompanham também de quiabo e abóbora.
CEVICHE DE MAXIXE

Para servir quatro pessoas, use oito maxixes verdes e firmes, uma cebola roxa, cinco pimentas biquinho, três fatias de abacaxi, salsinha a gosto e opcional; o suco de dois ou três limões; pimenta do reino e sal a gosto, meia colher de azeite de oliva extravirgem.
Para preparar, corte os maxixes em cubos; escalde entre dois e três minutos, escorra e reserve até esfriar. Em seguida, corte a cebola em cubos e se quiser menos ácida, deixe de molho em água fria com vinagre por até uma hora; o abacaxi deve ser cortado em cubos para misturar ao maxixe e à cebola. Agregue as pimentas biquinho em fatias bem finas, o suco de limão, a pimenta e a salsinha, o sal e o azeite. Misture com leveza e deixe na geladeira até a hora de servir.
Ingredientes como a pimenta biquinho e a salsinha podem ser trocados por pimenta de cheiro e coentro.
SALADA DE MAXIXE
Para essa salada, que rende até cinco porções, são necessários dez maxixes, uma cebola roxa média, um tomate médio maduro, mas firme, um pimentão vermelho médio, um maço de cebolinha, meio maço de salsinha, o suco de um limão, uma colher de sal, duas colheres de sopa de azeite de oliva, duas colheres de vinagre de maçã, pimenta do reino a gosto.
No preparo, prepare os maxixe mais verdes, para que solte o mínimo de sementes. Fatiar os maxixes, lave em água corrente e passe em um escorredor ou peneira para eliminar as sementes que se soltarem. Corte a cebola em meia lua, os tomates sem as sementes e o pimentão vermelho devem ser picados em tiras na vertical; pique a cebolinha e a salsinha (pode ser coentro se preferir).
Refogue o maxixe por três ou quatro minutos no azeite de oliva, deixe esfriar por cinco minutos e acrescente os demais ingredientes. Pode deixar na geladeira ou servir imediatamente.
PICLES DE MAXIXE

Para fazer essa delícia, claro, precisa de maxixe, vinagre de maçã, açúcar, água, gengibre, sal e pimenta.
Pode usar 10 maxixes pequenos, que têm sementes menos desenvolvidas, ou seja, a polpa e a semente ainda estão juntas.
Se não for do maxixe lise, raspe-os, cortes em quatro partes – ou em fatias, se preferir – reserve,
Numa panela coloque 150 ml de água, 250 ml de vinagre, 160 gramas de açúcar (pode ser demerara), meia colher de sopa de sal, meia colher de sopa de gengibre fatiado, pimenta do reino a gosto. Cozinhe em fogo médio até que o açúcar se dissolva. Transfira os maxixes para um vidro já esterilizado. Ponha a água quente até cobrir. Feche o vidro e deixe esfriar em temperatura ambiente. Coloque na geladeira. No dia seguinte e pelas duas semanas posteriores esses picles podem ser consumidos.
Fonte: Portal AZ