Aos 17 anos, jovem piauiense é o único menor de idade aprovado no CNU

Danillo Augustus foi aprovado para cargo no Ministério da Agricultura com salário inicial de R$ 7,4 mil

Por Dominic Ferreira,

Com apenas 17 anos, o piauiense Danillo Augustus de Oliveira Orsano se destacou nacionalmente ao ser o único menor de idade aprovado no Concurso Nacional Unificado (CNU). Residente de Teresina (PI), Danillo foi aceito para o cargo de Agente de Atividades Agropecuárias do Ministério da Agricultura, que oferece um salário inicial de R$ 7.436,29.

Foto: ReproduçãoDanillo Augustus de Oliveira Orsano
Danillo Augustus de Oliveira Orsano.

Mesmo tão jovem, o recém-formado no Ensino Médio surpreendeu ao conquistar a vaga, que era sua sétima opção no processo seletivo. Para ele, o resultado foi inesperado, mas muito comemorado.

“Fiquei muito alegre com essa notícia de ser aprovado tão jovem. Foi uma surpresa, é uma coisa que eu não esperava. Eu encarei como um desafio, e aprender com o processo foi o que contou”, revelou em entrevista ao G1.

Danillo explica que inicialmente seu objetivo ao participar do CNU era praticar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ele utilizou os estudos já realizados para o exame como base para a prova do concurso, aproveitando a semelhança na abordagem da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do processo seletivo.

“Como a banca tem uma abordagem parecida com o ENEM, aproveitei o estudo que já tinha para aplicar no CNU. Busquei ser mais objetivo e focar em assuntos da atualidade, o que me ajudou a ter uma boa base para a redação”,, detalhou o jovem. Essa estratégia, aliada à dedicação, foi fundamental para que ele alcançasse a aprovação.

Danillo completará 18 anos ainda em fevereiro, o que é uma das exigências para assumir o cargo no Ministério da Agricultura. Ele também precisará apresentar o Curso Técnico Agrícola com registro no Conselho de Classe, conforme previsto no edital do concurso. Enquanto aguarda a lotação do cargo, o jovem está ansioso para descobrir em qual cidade será destinado a trabalhar. O órgão ainda não divulgou os locais de trabalho dos aprovados.

Fonte: Com informações G1

Comente

Pequisar