Observatório monitorará violência contra jornalistas no Brasil
Iniciativa visa criar banco de dados e apoiar investigações sobre agressões a profissionais da imprensa.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou a criação do Observatório da Violência Contra Jornalistas, uma iniciativa que pretende monitorar e combater ataques a profissionais da imprensa no país. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 116/2025 e visa fortalecer a proteção à liberdade de expressão e ao direito à informação.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

O observatório terá a função de reunir dados sobre agressões físicas, ameaças, censura e outras formas de intimidação contra jornalistas, criando um banco de informações que auxiliará investigações e a formulação de políticas públicas. A estrutura contará com representantes de diversas secretarias do ministério e 15 membros da sociedade civil ligados à defesa da liberdade de imprensa.
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que acompanha e denuncia casos de violência contra profissionais da mídia, participou das discussões para a criação do órgão. Segundo a Fenaj, o Brasil tem registrado um aumento nos ataques à imprensa nos últimos anos, tornando urgente a implementação de mecanismos de proteção mais eficazes.
Além de monitorar os casos, o observatório poderá sugerir medidas para prevenir novas ocorrências e garantir que agressores sejam responsabilizados.
Fonte: Agência Brasil