Piauí atinge 1 milhão de carteiras digitais e lidera emissões da CIN no Brasil

Estado documenta 30% da população e amplia acesso ao documento em todo o território

Por Dominic Ferreira,

 O Piauí alcançou um marco ao emitir 1 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN), tornando-se o estado com o maior índice proporcional de emissões no Brasil. De forma simbólica, a emissão de número 1 milhão foi entregue nesta segunda-feira (10) ao governador Rafael Fonteles, que destacou a transformação digital promovida pela nova identidade.

Foto: Reprodução | Gabriel Paulino | Governo do Piauí"Antes, tínhamos que 'melar’ a mão para fazer a carteira de identidade. Hoje esse processo é todo digital", destaca Rafael Fonteles.
"Antes, tínhamos que 'melar’ a mão para fazer a carteira de identidade. Hoje esse processo é todo digital", destaca Rafael Fonteles.

Segundo o governador, a modernização do processo, agora totalmente digital, reflete o compromisso do governo em implementar políticas públicas inovadoras.  Atualmente, cerca de 30% da população piauiense já possui a CIN, um documento mais seguro e difícil de ser falsificado, que utiliza biometria e reconhecimento facial.

Foto: Reprodução | Gabriel Paulino | Governo do PiauíRafael Fonteles.
Rafael Fonteles.

O estado conta com 137 postos de atendimento em 118 municípios, e a meta é expandir o serviço para os 224 municípios até 2026. Na capital, Teresina, há 16 postos distribuídos por todas as zonas da cidade. O trabalho do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, responsável pela emissão do documento, tem se destacado nacionalmente.

Segundo o diretor Marcelo Mascarenhas, o Piauí lidera proporcionalmente no país devido à eficiência e capilaridade do atendimento. O secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas, ressaltou que até pessoas de estados vizinhos, como Maranhão, Ceará e Pernambuco, têm procurado os postos do Piauí para garantir a nova identidade. Ele atribui isso ao processo de descentralização e acessibilidade do serviço.

Além disso, o estado tem inovado com ações de busca ativa e visitas domiciliares para atender pessoas com dificuldades de locomoção, como idosos adoentados e moradores de casas de acolhimento.  “No caso de pessoas adoentadas, idosos com dificuldade de locomoção, pessoas que estão recolhidas em casas de acolhimento, deslocamos a equipe, fazemos essas visitas de modo a garantir que todos tenham acesso a esse documento, que é um direito", destacou Mascarenhas.

O Instituto de Identificação conta ainda com sete centrais de emissão e impressão da CIN, localizadas estrategicamente em Teresina, Parnaíba, Bom Jesus, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Oeiras. Essas unidades agilizam o processo de entrega do documento, garantindo eficiência e rapidez no atendimento. A expansão da CIN no estado além de facilitar o acesso aos direitos da população, também coloca o Piauí como referência nacional em transformação digital e inclusão social.

Fonte: Governo do Piauí

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