Centro de Autismo de Teresina será entregue em abril com equipe multidisciplinar

Novo espaço oferecerá diagnóstico, tratamento e terapias para pessoas com TEA no Piauí

Por Dominic Ferreira,

O Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em Teresina, está em fase final de execução e tem previsão de entrega para abril deste ano. A iniciativa é do Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria da Saúde (Sesapi). Localizado no antigo Centro de Perinatologia, na Avenida Higino Cunha, n° 1552, o espaço será um complexo integrado para diagnóstico, tratamento e terapias voltadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), independente da faixa etária.

Foto: Reprodução | Governo do PiauíOK

O Cetea contará com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta e assistente social. Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o objetivo é oferecer um atendimento especializado e de qualidade às pessoas com TEA e suas famílias. Novo espaço oferecerá diagnóstico, tratamento e terapias para pessoas com TEA no Piauí", afirma o gestor.

Foto: Reprodução | Governo do PiauíOK

Os recursos para a construção do Cetea somam R$ 5 milhões, provenientes de uma emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias e do Tesouro Estadual.

Foto: Reprodução | Governo do PiauíOK

O centro será parte da Rede Estadual de Reabilitação Danielle Dias, localizada próximo ao Centro Especializado de Reabilitação (Ceir) e ao Centro Integrado de Educação Especial (Cies), no bairro Cristo Rei. Essa proximidade facilitará o acesso dos pacientes e a integração dos serviços, fortalecendo o atendimento ao público-alvo. Além do suporte clínico e terapêutico, o Cetea representa um avanço na inclusão e qualidade de vida das pessoas com autismo no Piauí. 

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar