Hamas liberta reféns israelenses como parte de acordo de cessar-fogo em Gaza
Três reféns foram entregues à Cruz Vermelha após negociações entre Israel e o grupo palestino
O grupo terrorista Hamas libertou na manhã deste sábado (15 de fevereiro de 2025) três reféns israelenses como parte de um acordo de cessar-fogo com Israel na Faixa de Gaza. Os reféns—Sagui Dekel-Chen, cidadão americano-israelense; Alexandre Sasha Troufanov, russo-israelense; e Iair Horn, israelense—foram entregues à Cruz Vermelha em Khan Younis.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Em contrapartida, Israel libertou 369 prisioneiros palestinos. A libertação dos reféns ocorreu após um impasse durante a semana, no qual Hamas e Israel trocaram acusações sobre o descumprimento dos termos do acordo. O Hamas chegou a suspender "até nova ordem" as entregas de reféns, mas as diferenças foram resolvidas graças a intensos esforços de mediadores egípcios e cataris.
Este é o sexto intercâmbio desde o início do cessar-fogo em 19 de janeiro de 2025. Antes desta data, 21 reféns e mais de 730 prisioneiros palestinos já haviam sido libertados durante a primeira fase da trégua.
A Cruz Vermelha expressou preocupação com a condição dos reféns que permanecem em Gaza, especialmente após a libertação anterior, quando os reféns apresentavam sinais de extrema magreza .
O Hamas espera que Israel permita a entrada em Gaza de casas móveis para palestinos que tiveram suas residências destruídas, além de máquinas pesadas para limpeza dos escombros e mais ajuda humanitária, conforme estipulado no acordo.
Fonte: G1