Ministério da Saúde destina 21 ambulâncias para o SAMU no Piauí
Com esta entrega, estado totaliza 67 novos veículos em 2025 para atendimento de urgência
O Ministério da Saúde entregará nesta quinta-feira (27) em Brasília 21 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Piauí, como parte da estratégia de ampliação e modernização do serviço no estado. Esta entrega é a terceira em 2025, totalizando 67 novos veículos que visam reforçar o atendimento de urgência em diversas localidades piauienses.

No total, serão 156 ambulâncias distribuídas para 15 estados, beneficiando 96 cidades. Os novos veículos serão alocados em diversos municípios, incluindo Alto Longá, Baixa Grande do Ribeiro, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, e muitos outros. As ambulâncias têm como principal função o atendimento a emergências clínicas, incluindo urgências obstétricas, casos de mal súbito, acidentes de trânsito e vítimas de lesões por armas brancas ou de fogo.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Desde 2018, não eram entregues Unidades de Suporte Avançado, e agora, com a chegada desses novos veículos, o Piauí terá a capacidade de atender 20,4 milhões de pessoas em todo o Brasil. O coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Telmo Mesquita, destacou o impacto positivo da ampliação da frota, afirmando que isso proporcionará melhores condições de trabalho para as equipes já atuantes no estado.
“Isso trará melhores condições de trabalho para as equipes que já atuam no Estado, refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado à população. Esperamos que nossos serviços continuem evoluindo, garantindo uma assistência cada vez melhor aos piauienses”, afirmou Mesquita.
Os gestores municipais têm a oportunidade de solicitar a ampliação ou renovação da frota do SAMU 192 por meio da edição 2025 do PAC Seleções da Saúde, com inscrições abertas até o dia 31 de março. Nesta fase, está prevista a distribuição de 1,5 mil novas ambulâncias em todo o país.
Fonte: Governo do Piauí