Influenciadores e digital PR devem ser considerados por marcas que visam crescer

Entenda como as estratégias podem ajudar a conquistar engajamento e visibilidade

Por Redação do Portal AZ,

Os influenciadores digitais estão dominando a internet, e isso tem impactado o trabalho de diferentes setores. No Digital PR, também conhecido como assessoria de imprensa digital, a parceria com influencers tem sido utilizada por marcas que buscam se destacar no mercado. 

Foto: Reprodução | FreepikCapa

Segundo estudo da Kantar, a colaboração com criadores de conteúdo será um fator determinante para o sucesso das marcas em 2025. A pesquisa revela que, 

em um cenário de crescente importância das comunidades on-line e de diminuição da atenção nas mídias sociais, os influenciadores digitais aparecem como construtores de confiança. 

O estudo também destaca que as marcas que ignorarem essa tendência podem enfrentar dificuldades em termos de engajamento, credibilidade e crescimento. De acordo com especialistas da área de Digital PR, há diferentes formas de se trabalhar com os influenciadores, mas a estratégia por si só não basta. É preciso assegurar que os conteúdos sejam autênticos e o profissional escolhido compartilhe dos valores da marca.

A jornalista responsável pelo setor de Digital PR da Experta, Nathani Paiva, explica que a estratégia com influenciadores digitais pode amplificar a mensagem da marca, de forma autêntica e orgânica, aumentando o alcance, a visibilidade e o engajamento. Ela ressalta que os influencers já têm a confiança do público, o que faz com que suas recomendações sejam vistas como genuínas, fortalecendo a reputação da marca no ambiente digital. 

Nathani também afirma que os influenciadores digitais conseguem atingir um público específico que, muitas vezes, as marcas não alcançam por meio de estratégias em veículos tradicionais. “O uso de influenciadores digitais no Digital PR aumenta a conexão com o público jovem, que tende a consumir mais conteúdo na internet do que nos meios tradicionais.”

Assim como mostra o estudo da Kantar, a especialista concorda que as marcas que ignorarem essa tendência podem enfrentar dificuldades. “No Digital PR, ignorar tendências é um grande erro, pois pode impactar negativamente. No caso dos influenciadores, os impactos podem ser no engajamento, na credibilidade e no crescimento de uma marca, além da perda de relevância no mercado”, avalia. “Sem uma presença digital ativa, o reconhecimento da marca pode diminuir, gerando uma dificuldade para atingir novos públicos e construir uma imagem mais forte no meio digital”, acrescenta.

Panorama do mercado

Os influenciadores digitais estão em todos os setores dando opiniões, fazendo resenhas e divulgando produtos e serviços nas redes sociais. Conforme informações da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), eles são responsáveis por uma gama de conteúdos em diferentes plataformas, como YouTube, Facebook, X, Instagram e TikTok. 

Por abordarem assuntos variados, conseguem falar a língua do público de diferentes nichos. A PUCRS informa que, por esse motivo, eles são convidados para representar marcas e criar conteúdos que a divulguem nas mídias sociais. 

Segundo relatório da Deloitte, publicado no final de 2023, o setor que engloba esse grupo é avaliado em US$ 250 bilhões, com a possibilidade de atingir até US$ 480 bilhões em 2027.

Como unir as estratégias de Digital PR e influenciadores 

A assessoria de imprensa digital atua de forma similar à assessoria tradicional, mas tem o foco no ambiente on-line. Por isso, a parceria com influenciadores pode ser uma alternativa para a divulgação das marcas. Para a realização desse trabalho, a orientação é ter atenção a aspectos como conteúdo, formato e proposta do projeto.

Conforme explica a PUCRS, os influencers precisam estar alinhados aos valores da marca, entregarem conteúdos autênticos e terem uma comunidade com bom engajamento. A instituição reforça a importância de saber escolher bem o profissional para que ele atenda às necessidades do projeto. 

Recentemente, a divulgação de uma planilha com o nome dos principais influenciadores do país abordou o desempenho de alguns profissionais em relação a esses aspectos. O documento, que vazou na rede social X, apresentava o depoimento de agências sobre o trabalho de influencers em campanhas e projetos. As agências afirmavam que alguns dos criadores não seguiram o briefing, não entregaram o esperado ou não estavam alinhados com a proposta da marca. 

Nathani também alerta sobre a escolha dos influenciadores, destacando que o profissional deve estar conectado com os valores e o tom de voz da marca, ter um bom engajamento e não ter trabalhado com empresas concorrentes anteriormente. 

“É importante avaliar o histórico de reputação daquele influenciador, verificar se há escândalos ou menções negativas. Isso é essencial porque o Digital PR trabalha com a reputação e envolver uma marca com um influenciador que tenha uma imagem negativa no mercado pode atrapalhar muito.” 


Ela reforça que, com uma boa parceria e a criação de conteúdos originais e autênticos, o trabalho pode render bons frutos, já que os influenciadores conseguem divulgar a marca de diversas formas, utilizando textos, vídeos, stories e lives, o que tende a garantir uma comunicação atrativa e dinâmica.

Fonte: Portal AZ

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