Com serviços integrados, Centro de atendimento para autistas avança no Piauí

Novo espaço garantirá diagnósticos e terapias e entrega está prevista para este semestre

Por Dominic Ferreira,

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado na última terça-feira (2), a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, realizou uma visita técnica ao futuro Centro de Atendimento para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea-PI), que está em construção ao lado da antiga Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíCentro de Atendimento para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea-PI).
Centro de Atendimento para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea-PI).

Acompanhada por autoridades como o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, e a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Rejane Dias, Isabel conferiu os avanços da obra, que tem previsão de entrega para o semestre atual. Com investimentos do Governo do Estado e emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias, o Cetea-PI será um marco na inclusão e no atendimento especializado de pessoas com TEA no Piauí.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíCentro de Atendimento para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea-PI).
O Cetea-PI ficará localizado ao lado da antiga Maternidade Evangelina Rosa.

O centro contará com um complexo integrado de serviços de saúde, oferecendo diagnósticos, tratamentos e terapias por meio de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais como neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas e assistentes sociais, entre outros.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíCentro de Atendimento para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea-PI).
A entrega está prevista ainda para este semestre, e busca a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das famílias no Piauí.

O secretário Mauro Eduardo destacou que a iniciativa representa um avanço significativo para a inclusão e reabilitação de pessoas com autismo no Estado. “Em breve, vamos entregar para a sociedade piauiense mais esse instrumento de reabilitação que vai mudar a vida de famílias e garantir a inclusão das pessoas com autismo do nosso Estado”, afirmou. Ele também ressaltou que a obra está na fase final, com 98% de conclusão, e que a instalação de mobiliário e equipamentos já está em andamento.

Além da estrutura voltada ao atendimento especializado, o Cetea-PI contará com uma Brinquedocreche, montada pelo Pacto Pelas Crianças do Piauí, que proporcionará um ambiente acolhedor e humanizado para as crianças. Isabel Fonteles enfatizou a importância do novo centro e da Brinquedocreche como iniciativas fundamentais para garantir o direito ao atendimento especializado e à inclusão, assegurando que todas as crianças tenham acesso a um espaço que as acolha com dignidade e respeito.

O Cetea-PI será estrategicamente localizado na Avenida Higino Cunha, nº 1552, no bairro Cristo Rei, facilitando a integração dos serviços com o Centro Especializado de Reabilitação (Ceir) e o Centro Integrado de Educação Especial (Cies).

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar