Turismo em Curitiba: confira os pontos imperdíveis da cidade

Cultura é ponto alto da cidade e conta com muitos museus e prédios históricos

Por Redação do Portal AZ,

O Brasil é um país extremamente vasto, e cada uma de suas regiões guarda diversas particularidades. Certamente, conhecer todas é um trabalho para uma vida toda. Contudo, as capitais dos estados têm a característica de sintetizar bem todas as influências da região a que pertencem. Um bom exemplo disso é Curitiba, capital do estado do Paraná.

Foto: Reprodução/Gabriel Borghi/iStockCapa

Localizada no Sul do Brasil, leva a primeira curiosidade no próprio nome. Curitiba é uma palavra que tem origem na língua guarani e significa “pinheiral”. Mas não é só aí que a cidade tem ligação com as árvores. A araucária, ou pinheiro-do-paraná, é o símbolo da cidade, mundialmente famosa pela tradição na preservação ambiental.

A cidade que aflorou de fato na época do tropeirismo viu diversas influências convergirem, tornando-a muito rica culturalmente. Hoje, a cultura é um dos pontos fortes, inclusive do turismo da região. Começando pela arquitetura de forte influência alemã, que se iniciou no período de imigração europeia, em meados do século XIX, e que também trouxe povos italianos e do leste europeu.

Setor Histórico concentra a maioria dos prédios históricos

É no Setor Histórico que está concentrada a maioria dos prédios, principalmente no Largo da Ordem. Lá, também é possível conferir alguns painéis do famoso muralista e gravurista curitibano Poty Lazzarotto. No entorno, ficam o Museu da Gravura, da Fotografia, do Cartaz e a Gibiteca, com milhares de exemplares.

Por meio de visitas guiadas, é possível conhecer diversos prédios, como a Casa Romário Martins, de arquitetura colonial portuguesa e nomeada assim em homenagem ao famoso historiador da região, e igrejas, como a Igreja do Rosário e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, além dos diversos museus da cidade.

Conhecendo os museus da capital

Entre as atrações, se destacam o Museu Paranaense e o Museu Oscar Niemeyer – conhecido como Museu do Olho, é o maior museu de arte da América Latina. Mas existem tantos outros com acervos que vão da arte sacra à botânica, além do Museu do Expedicionário e o MuMA, focado em arte moderna.

Bem no centro da cidade, é possível conferir o Paço da Liberdade. A construção, que data de 1916 e foi restaurada em 2006, já abrigou o Museu Paranaense e a própria prefeitura da cidade. Com elementos em art nouveau, foi o primeiro prédio da cidade a ser tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Hoje, o prédio é aberto e possui um charmoso café, uma biblioteca e um espaço para exposições.

E um lugar que não pode ficar de fora de nenhum roteiro que passe por Curitiba é a Ópera de Arame. Dentro do Parque Jaime Lerner e do Espaço Cultural Pedreira Paulo Leminski, em 1992, foi inaugurada esta estrutura tão única e tão emblemática. Criada para abrigar espetáculos, já foi palco de diversos artistas e do projeto Vale da Música, um festival permanente de música instrumental.

Os cartões-postais de Curitiba também devem integrar qualquer passeio cultural pela cidade. Garantindo a passagem de ônibus para Curitiba, é possível conhecer a famosa estufa, inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Além do mais, conferir as trilhas e o pôr do sol visto de trás da estufa fecha qualquer bom passeio pela cidade.
 

Fonte: Portal AZ

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar