Governo do Piauí transformará prédios públicos do centro em habitação popular

A iniciativa integra plano de revitalização do Centro de Teresina com foco em moradia e urbanismo

Por Carlos Sousa,

O Governo do Piauí confirmou que os prédios que abrigavam a Delegacia Geral da Polícia Civil e o Instituto de Identificação Félix Pacheco, localizados na tradicional Praça Saraiva, no centro de Teresina, serão transformados em unidades habitacionais populares. A informação foi confirmada na quarta-feira (30) pelo secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, durante a inauguração do Espaço da Cidadania Digital, também situado na região central da capital.

Foto: Reprodução/PC-PIDelegacia Geral da Polícia Civil
Delegacia Geral da Polícia Civil

A proposta integra um plano mais amplo de revitalização do centro de Teresina, com o objetivo de destinar imóveis públicos ociosos para projetos de moradia digna e, ao mesmo tempo, fomentar o dinamismo urbano da área central da cidade.
 

Foto: Foto: DivulgaçãoInstituto de Identificação
Instituto de Identificação

“O antigo Instituto Félix Pacheco vai ser colocado à disposição da Caixa Econômica para habitação popular, porque também em breve a Delegacia-Geral sairá da Praça Saraiva. Então, todo aquele quarteirão servirá para isso [programa de habitação], com participação do Governo do Estado”, declarou Chico Lucas.

O secretário explicou que há diversos prédios no centro de Teresina em situação de abandono e que a reutilização desses espaços faz parte da estratégia de requalificação do território urbano. Segundo ele, imóveis estaduais inativos estão sendo revitalizados para novos fins sociais, educacionais ou habitacionais.

Entre os exemplos citados, estão a cessão do antigo prédio do Emater para o Instituto Federal do Piauí (IFPI), onde foi criado um centro de pós-graduação, e a transformação do Instituto Antonino Freire em uma unidade do Impa Tech, voltada à formação tecnológica de excelência.

“A ideia é revitalizar o centro. Existe uma série de questões, principalmente de imóveis abandonados. Todos os imóveis que estão abandonados por parte do Estado estão sendo revitalizados. Não é só esse [Espaço da Cidadania Digital], também tem o prédio do TRT, também vamos transformar onde era o Instituto de Identificação na Praça Saraiva”, pontuou Chico Lucas.

A Secretaria de Administração do Estado (Sead) está conduzindo o mapeamento dos imóveis públicos desativados, para identificar quais podem ser recuperados e redirecionados a usos estratégicos.

A ação conta ainda com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e da Prefeitura de Teresina. “O Governo do Estado está se comprometendo, juntamente com o Sinduscon e a Prefeitura, justamente porque a gente entende que o centro tem que ter movimento. Isso só vai ser possível com a retomada da moradia no centro de Teresina”, finalizou o secretário.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar