Latam anuncia rota aérea entre Parnaíba e Fortaleza com início em setembro
Voos semanais devem impulsionar turismo no litoral piauiense e fortalecer integração regional
A companhia Latam Airlines Brasil anunciou, nesta segunda-feira (05), o início da operação de voos diretos entre Parnaíba (PI) e Fortaleza (CE), com previsão de decolagem a partir de setembro de 2025. A iniciativa ocorre meses após o cancelamento de voos por uma outra companhia aérea que operava nos municípios de Parnaíba e São Raimundo Nonato, em janeiro deste ano.

A nova rota aérea terá dois voos semanais na baixa temporada e três voos durante a alta temporada, reforçando a malha aérea da Rota das Emoções, que inclui destinos turísticos nos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. A medida deve melhorar o acesso ao Delta do Parnaíba, uma das principais atrações turísticas da região.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A operação foi articulada em conjunto entre o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o Ministério de Portos e Aeroportos, e representantes da Latam. O governador se reuniu com executivos da empresa em março para tratar da ampliação da malha aérea no estado.
De acordo com Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, a decisão também busca fortalecer a integração regional e aproveitar o papel de Fortaleza como hub da Latam no Nordeste, com voos nacionais e internacionais, incluindo conexões para Miami e Lisboa.
“A nova rota trará mais oportunidades de negócios, turismo e integração regional, ao mesmo tempo em que amplia nossas opções de viagem com conforto e segurança”, destacou Macedo.
Para o secretário estadual de Turismo, Daniel Oliveira, o anúncio representa um marco estratégico para o turismo piauiense:
“A entrega da primeira etapa das obras de modernização do Aeroporto de Parnaíba, aliada à nova rota com Fortaleza, consolida o Piauí como destino competitivo no Brasil e no exterior”.
Ele também afirmou que a medida deve fortalecer a cadeia produtiva do turismo, gerando empregos, renda e maior visibilidade para o estado.
A ação se soma a outros esforços do Governo do Estado para requalificar e ampliar a conectividade aérea no Piauí, especialmente em regiões estratégicas para o turismo ecológico e cultural. A expectativa é de que a nova rota contribua diretamente para o crescimento do fluxo turístico e a dinamização econômica da região litorânea.
Fonte: Latam