STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Deputada é considerada mentora intelectual do ataque aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça

Por Redação do Portal AZ,

O Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou maioria de votos para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica, relacionados à invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, também propôs a perda do mandato parlamentar de Zambelli após o trânsito em julgado da decisão.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos DeputadosDeputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

O julgamento, realizado no plenário virtual do STF, já conta com votos favoráveis à condenação dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin. Ainda faltam os votos dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Zambelli e o hacker Walter Delgatti pelos crimes de invasão de dispositivos informáticos e falsidade ideológica.

Segundo a denúncia, Zambelli teria atuado como mentora intelectual da invasão aos sistemas do CNJ. Delgatti foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão e, juntamente com a deputada, ao pagamento solidário de R$ 2 milhões por danos morais coletivos.

O relator Alexandre de Moraes votou também pela perda do mandato de Zambelli após o esgotamento de todos os recursos possíveis. A decisão final aguarda a conclusão dos votos dos demais ministros.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Comente

Pequisar