Comitê Piauiense realiza mobilização estadual pelo 18 de Maio

As ações são direcionadas à conscientização e participação popular

Por Carlos Sousa,

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Piauí promove, no dia 16 de maio, a ação pública “Dia D” de mobilização e sensibilização da sociedade sobre a violência sexual infantojuvenil. A atividade faz parte do calendário oficial das ações alusivas ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – e acontecerá em dois momentos: uma panfletagem a partir das 7h30, no cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Rua Goiás, seguida por um Manifesto Cultural no Auditório Paulo VI, da Ação Social Arquidiocesana, às 9h.

Foto: Divulgação/Arquidiocese de TeresinaDia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente

Instituído como instância plural e interinstitucional, o Comitê é formado por organizações da sociedade civil e instituições governamentais articuladas para implementar e fortalecer as diretrizes do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Desde sua criação, o Comitê Piauiense tem atuado no planejamento, mobilização e monitoramento das políticas públicas de proteção e cuidado às vítimas desse tipo de violência.

A ação do dia 16 visa ampliar o debate público e mobilizar diferentes setores da sociedade piauiense para o enfrentamento dessa grave violação de direitos. O “Dia D” representa um momento estratégico de visibilidade da causa, promovendo a disseminação de informações sobre os tipos de violência sexual (abuso e exploração), os canais de denúncia disponíveis, como o Disque 100, e o fortalecimento da rede de proteção e responsabilização dos agressores.

Além de representantes do Sistema de Garantia de Direitos – como o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça, Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, secretarias estaduais e municipais, universidades e instituições da sociedade civil –, a mobilização contará com a participação ativa de crianças e adolescentes atendidos por serviços de convivência e organizações sociais. Eles expressarão suas vozes por meio de apresentações culturais, cartazes e faixas, reafirmando o direito à proteção integral e a uma vida livre de violência.

A data de 18 de Maio foi instituída oficialmente pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória do caso de Araceli Crespo, menina de apenas oito anos vítima de um crime brutal ocorrido em 1973, em Vitória (ES), que até hoje simboliza a urgência do enfrentamento à violência sexual infantojuvenil no Brasil.

Para mais informações ou articulação de ações de comunicação, os representantes do Comitê Piauiense estão disponíveis para contato:

  • Karla Viana – Coordenação do Comitê / Rede Saviniana – (86) 98818-0415
  • Maria Valdenira Silva – Ação Social Arquidiocesana – (86) 99922-5190
  • Lucas Catarino – Ação Social Arquidiocesana – (86) 99938-0096
  • Irmã Denise Alves Morra – Centro da Juventude Santa Cabrini – (86) 98875-5034
  • Sâmia Cristina Pereira da Silva – Tribunal de Justiça do Piauí – (86) 99434-1309

“Proteger a infância é responsabilidade de todos. Diga não à violência sexual!”

Fonte: Ícone Comunicação

Comente

Pequisar