Vistoria em 84% das propriedades próximas ao foco de gripe aviária
Secretaria vistoria propriedades em região afetada pela gripe aviária em Montenegro.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul divulgou que concluiu a vistoria em 84% das propriedades situadas em um raio de até 10 quilômetros do foco de gripe aviária em Montenegro, Região Metropolitana do Estado.
Entre os dias 17 e 19 de maio, foram realizadas inspeções em um total de 459 propriedades rurais e uma granja, conforme informou o órgão responsável pela ação.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Dentro das propriedades visitadas, 30 correspondem a propriedades familiares de subsistência localizadas num raio de 3 km do foco, enquanto as outras 429 propriedades, juntamente com uma granja de recria de aves, estão dentro do raio de 10 km do foco identificado.
Além disso, a Secretaria confirmou a instalação de sete barreiras sanitárias, as quais começaram a funcionar 24 horas por dia a partir da última segunda-feira. Três dessas barreiras estão localizadas na área perifocal, até 3 km do local onde a doença foi contida, enquanto as outras quatro estão na região de vigilância do foco, até 10 km de distância.
A partir de terça-feira, as equipes responsáveis irão revisitar as propriedades rurais que mantêm aves, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, de acordo com a Secretaria.
O Rio Grande do Sul registra um foco confirmado de gripe aviária em um plantel comercial de aves em Montenegro, além de uma investigação em andamento sobre uma suspeita da doença em uma produção de subsistência em Estância Velha (RS).
[EMBED: URL_DO_VÍDEO]