Detran-PI realiza seminário sobre acidentes de trânsito em Teresina nesta quinta

Evento do Maio Amarelo aborda mobilidade e segurança viária, reunindo diversos setores

Por Dominic Ferreira,

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) promoverá, nesta quinta-feira (29), o 2º Seminário “A Grave Situação dos Acidentes de Trânsito no Piauí e a Saúde Pública: motociclistas, comportamento e segurança viária”, como parte das ações da campanha Maio Amarelo 2025. Com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Coletiva”, o evento será realizado no Auditório Ipê do Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, e é voltado para gestores públicos, profissionais de saúde, comunidade acadêmica, jornalistas e toda a sociedade.

Foto: Reprodução | Governo do PiauíOk

A abertura do seminário contará com a conferência “Por que ainda temos tantas mortes no trânsito?”, que será ministrada remotamente pela coordenadora geral de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Naiza de Sá. A palestra será transmitida ao vivo, garantindo que todos os participantes tenham acesso às informações. Em seguida, será realizado um painel de discussões focado nos sinistros de trânsito no estado, com a participação de especialistas que abordarão dados sobre óbitos e traumas relacionados a acidentes.

Dentre os palestrantes, destaca-se a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, Marylane Viana, que apresentará dados sobre os óbitos causados por sinistros. Além dela, um especialista do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) discutirá os traumas orofaciais resultantes de acidentes com motociclistas. O diretor de Operações de Trânsito da Secretaria da Segurança Pública do Piauí, Fernando Marques de Freitas Aragão, abordará as intervenções de segurança implementadas no estado, enquanto o Dr. Carlos Castro, do Ministério Público do Piauí, refletirá sobre o trânsito como um direito à vida.

Além do seminário, o Detran-PI preparou uma programação abrangente com palestras, intervenções educativas e mobilizações em diversas cidades, como Campo Maior e Piracuruca. Uma das primeiras iniciativas foi a exposição temática sobre mobilidade e responsabilidade no trânsito, que foi aberta ao público até 13 de maio no Museu do Piauí. Para a diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, a educação no trânsito deve ser acessível e constante, começando desde a infância e se estendendo ao longo da vida, promovendo assim uma mudança de comportamento que contribua para a segurança nas vias.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar