Novo voo repatria 120 brasileiros dos EUA, e total chega a 892 desde fevereiro
Aeronave pousou em Fortaleza com repatriados; acolhimento inclui apoio humanizado
Um novo voo com brasileiros repatriados dos Estados Unidos aterrissou no início da tarde deste sábado, 21 de junho de 2025, no Aeroporto Internacional de Fortaleza. De acordo com informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a aeronave trouxe 120 repatriados. Este é o décimo voo de repatriação desde o início do ano, totalizando 892 brasileiros retornando ao país entre fevereiro e junho de 2025, em resposta à política de imigração adotada pelo governo estadunidense.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Embora a chegada do voo estivesse prevista para as 08h, a aeronave sofreu atrasos e pousou no aeroporto às 12h46. Para receber os repatriados, o ministério organizou uma estrutura de acolhimento, com equipes de diversos órgãos do governo preparadas para oferecer um atendimento humanizado.
O acolhimento inclui fornecimento de alimentação, distribuição de kits de higiene pessoal e apoio psicossocial. Os repatriados também receberão assistência durante a transição para seus locais de origem, que será feita por meio de ônibus, em conformidade com o novo modelo de acolhimento que não contará mais com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
Além do acolhimento imediato, o MDHC informou que está realizando encaminhamentos para outros órgãos, como a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que faz parte do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Em casos que requerem acolhimento especializado, como pessoas com deficiência, população LGBTQIA+ e idosos, os atendimentos são direcionados dentro do próprio MDHC, garantindo que as necessidades específicas de cada grupo sejam atendidas de forma adequada.
No dia 12 de junho, por exemplo, foram recebidos 109 brasileiros que se encontravam em situação de vulnerabilidade nos Estados Unidos. Dentre eles, 76 seguiram viagem para o Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira.
Fonte: Agência Brasil