Moraes autoriza prisão preventiva de condenados por atentado à bomba em Brasília

Todos passarão por audiência de custódia nos próximos dias

Por Redação do Portal AZ,

Moraes autoriza prisão preventiva de condenados por atentado à bomba em Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, expediu mandados de prisão preventiva contra três réus já condenados por tentativa de explodir um caminhão‑tanque nas imediações do Aeroporto de Brasília, no dia 24 de dezembro de 2022.

Foto: Valter Campanato/Agência BrasilAlexandre de Moraes
Alexandre de Moraes

Moraes entendeu que o ataque foi motivado por uma intenção de “catástrofe coletiva” com intuito de gerar um “estado de sítio” e favorecer ações golpistas — condutas que justificam a prisão preventiva. A decisão foi assinada na última terça‑feira e abrange:

George Washington de Oliveira Sousa – condenado a 9 anos e 4 meses de prisão, tinha regime semiaberto;

Alan Diego dos Santos Rodrigues – condenado a 5 anos e 4 meses;

Wellington Macedo de Souza – sentenciado a 6 anos por fabricar ou provocar explosão com risco à integridade da população  .

Segundo o despacho, “os meios elegidos foram suficientes para caracterizar grave ameaça, por anunciar catástrofe coletiva com recado persuasivo. Firmada essas premissas, há necessidade de acautelar a ordem pública”  .

O caso ocorreu na véspera de Natal de 2022, quando um caminhão‑tanque, estacionado próximo ao terminal do aeroporto, foi alvo de tentativa de explosão por um artefato. A bomba falhou, sendo desativada por perícia, mas o episódio levou à prisão imediata de George Washington, flagrado com explosivos, armas e munições em seu apartamento  .

Inicialmente, os réus cumpriam pena em regime semiaberto. Agora, a prisão preventiva implica em recolhimento por tempo indeterminado até decisão judicial futura. Após a emissão dos mandados, todos passarão por audiência de custódia nos próximos dias  .

A Procuradoria‑Geral da República acusou os envolvidos de crimes como associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e atentado à segurança do transporte aéreo  . A medida reforça a posição do Supremo e da Corte em considerar a gravidade dos atos como atentado político, inserido no contexto dos ataques antidemocráticos registrados em 8 de janeiro  .

O cumprimento imediato das prisões visa impedir qualquer risco à ordem pública e enviar um recado sobre a impunidade. Moraes justificou: “há necessidade de garantir a segurança coletiva e prevenir novos atos semelhantes”  .

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar