Garis paralisam coleta do lixo em Teresina por atraso de salários

Categoria cobra pagamento de junho; prefeitura culpa empresa e admite impasse judicial

Por Redação do Portal AZ,

Os trabalhadores da limpeza urbana de Teresina paralisam os serviços nesta quarta-feira (9), por 24 horas, em protesto contra o atraso no pagamento de salários, vale-transporte e vale-refeição. A paralisação, iniciada às 5h, envolve cerca de dois mil garis vinculados ao Consórcio Recicle/Aurora, empresa contratada pelo município.

Foto: Reprodução/SEMDUHLicitação para coleta de lixo na capital é barrada pela terceira vez

Essa é a segunda interrupção dos serviços em menos de um mês. Na paralisação anterior, ruas da capital acumularam lixo e geraram queixas de moradores.

Segundo o sindicato da categoria, caso a situação não seja resolvida, uma greve por tempo indeterminado pode ser iniciada nesta quinta-feira (10).

Em nota, a Prefeitura de Teresina afirmou que o consórcio se recusou a assinar o compromisso de pagamento referente ao mês de junho de 2025, mesmo após tentativa de conciliação mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-22). O município diz ter autorizado o pagamento de valores referentes a dezembro de 2024, pendentes por falta de documentação da empresa.

“O Consórcio Recicle/Aurora tem mantido uma postura de desrespeito aos compromissos assumidos, prejudicando diretamente a prestação do serviço e, sobretudo, os trabalhadores”, afirma a nota.

A gestão informou ainda que busca, junto ao TRT, a destinação judicial dos valores devidos para garantir o pagamento das verbas trabalhistas e a regularização dos serviços. O consórcio não se manifestou até o momento.

Confira a nota completa da Prefeitura de Teresina: 

“Diante de anúncio da paralisação dos serviços de limpeza pública pelo Sindicato da categoria, a Prefeitura de Teresina vêm a público esclarecer que o Consórcio Recicle/Aurora, responsável pela limpeza pública da capital, recusou-se a assinar instrumento legal que garantiria o pagamento dos serviços prestados durante o mês de junho de 2025, mesmo após tentativa de conciliação entre a PMT e o Consórcio, sob a coordenação do Tribunal Regional do Trabalho (NUPEMEC-TRT-22ª).

Apesar dos esforços da gestão municipal e da mediação feita pelo TRT, a empresa tem mantido uma postura de desrespeito aos compromissos assumidos, prejudicando diretamente a prestação do serviço e, sobretudo, os trabalhadores responsáveis pelos serviços de limpeza.

Diante dessa situação, a Prefeitura compreende o movimento dos garis em paralisar suas atividades, uma vez que os próprios trabalhadores não têm sido devidamente respeitados pela empresa contratada quanto aos pagamentos dos seus serviços.

Visando a resolução do problema, a gestão municipal determinou o pagamento do valor referente a dezembro de 2024, apurado após auditoria, o qual segue pendente diante da inércia da contratada para apresentação da documentação necessária à liberação dos valores. 

Face às pendências elencadas, a PMT segue em diálogo com o Tribunal Regional do Trabalho para destinação dos valores depositados judicialmente para adimplemento das verbas trabalhistas e buscará todas as medidas cabíveis para garantir o cumprimento do acordo, a valorização dos trabalhadores e a regularização dos serviços de limpeza urbana em Teresina.“

Fonte: Portal AZ

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