Equatorial realizou 74 ações contra furtos de energia e cabos no Piauí

Com apoio policial, operações resultaram em prisões e reduziram em 90% os furtos no estado

Por Dominic Ferreira,

A Equatorial Piauí intensificou suas ações de combate a furtos de energia e cabos no estado durante o primeiro semestre de 2025. Foram realizadas 74 operações, com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, resultando em 35 prisões. A distribuidora afirma que as ações fazem parte de uma estratégia contínua para garantir segurança, eficiência energética e redução de perdas no sistema. Os trabalhos ocorrem em parceria com o setor de Segurança Empresarial da empresa.

Foto: Reprodução | Divulgaçãook

O balanço mostra que mais de R$ 40 mil em materiais e equipamentos foram recuperados nas operações, evitando prejuízos maiores. Nos últimos três anos, os crimes já causaram perdas estimadas em R$ 2 milhões, com impacto direto para a distribuidora e os consumidores. Com as operações, houve uma redução de cerca de 90% nos casos de furto, segundo a Equatorial, que reforça a importância da continuidade das ações para manter esses índices baixos.

Foto: Reprodução | Divulgaçãook

Entre os municípios que mais registraram operações estão Parnaíba, com 33 ações, e Teresina e Piracuruca, com 11 cada. Outras cidades como Picos, Barras, Cocal, Cajueiro da Praia e Bom Jesus também receberam equipes da distribuidora. As ações incluem estratégias investigativas, apreensões e campanhas de conscientização, que têm como objetivo não só punir, mas também educar a população sobre os riscos e consequências desses crimes.

Segundo Lucélio Gomes, executivo de Recuperação de Energia, a empresa também investe em treinamentos de inteligência e ações operacionais, como as operações Equi-Cobre e Eletro Alvo, que atuam no combate ao comércio irregular de sucatas. Ele alerta que furtos colocam em risco a segurança dos consumidores e o fornecimento de energia para serviços essenciais. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo número 0800 086 0800 ou às autoridades policiais.

Fonte: Ícone Comunicação

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar