FMS realiza ação “Dignidade Não Tem CEP” com serviços a moradores de rua
Iniciativa em Teresina oferece saúde, assistência social e apoio jurídico gratuitos
Em alusão ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, celebrado nesta terça-feira (19), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu a ação “Dignidade Não Tem CEP”. A iniciativa reuniu uma série de serviços gratuitos voltados para pessoas em situação de rua, incluindo atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica e atividades de convivência. As ações ocorreram simultaneamente no Centro POP e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Saci, em Teresina, das 8h às 12h.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Um dos destaques da programação foi a reativação do Banho Móvel da FMS, um veículo adaptado com chuveiros e reservatório de água de até mil litros, que garantiu às pessoas em situação de rua a possibilidade de realizarem sua higiene pessoal com dignidade. Além disso, foram ofertados testes rápidos, vacinação, avaliação bucal, triagem dermatológica, emissão de documentos, cortes de cabelo, rodas de conversa, música e distribuição de kits de higiene.
A ação foi resultado de uma ampla articulação entre a FMS e diversos parceiros, como a Defensoria Pública dos Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Assistência Social, universidades, coletivos sociais, ONGs e voluntários. A data de 19 de agosto também relembra o episódio de 2004, em São Paulo, quando sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas, tornando-se um marco nacional de luta, memória e mobilização por direitos e cidadania.
Para a diretora de Atenção Básica da FMS, Fátima Sousa, a atividade reforça o compromisso com os direitos humanos e a inclusão social. “Mais do que um evento, esta é uma oportunidade de reafirmar que a dignidade humana é inegociável e não pode ser condicionada a endereço, condição econômica ou social”, afirmou. Já a enfermeira Marina Leite destacou que a luta pela cidadania dessa população é coletiva. “Cabe a toda a sociedade participar da construção de uma cidade mais justa, acolhedora e solidária”, completou.
Fonte: Prefeitura de Teresina