Caminhada no Piauí alerta sobre endometriose e reforça diagnóstico precoce

I Caminhada Piauiense de Conscientização da Endometriose acontecerá em março em Teresina

Por Dominic Ferreira,

O Piauí realiza, no dia 14 de março, a I Caminhada Piauiense de Conscientização da Endometriose, em Teresina. A mobilização tem como objetivo ampliar a informação sobre a doença, dar visibilidade social ao tema e incentivar o diagnóstico precoce, reunindo mulheres, profissionais de saúde e a população em geral.

Foto: Reprodução | Freepik | Imagem ilustrativaok

A iniciativa é promovida pelo EndoPI, que atua na promoção da saúde da mulher por meio de ações educativas, campanhas de conscientização e incentivo a políticas públicas voltadas ao cuidado integral das pacientes. A concentração está marcada para as 16h, na Avenida Raul Lopes, com percurso até a Ponte Estaiada, um dos principais cartões-postais da capital.

De acordo com dados epidemiológicos, a endometriose atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva. A doença pode surgir ainda na adolescência e costuma ter diagnóstico tardio, levando entre sete e dez anos para ser identificada. Entre os principais sintomas estão dor pélvica crônica, cólicas intensas, infertilidade e impactos significativos na qualidade de vida.

Segundo o médico ginecologista Marizon Armstrong, coordenador da caminhada, a ação tem caráter educativo e simbólico. A proposta é estimular o diálogo e combater o estigma em torno da doença, promovendo informação baseada em evidências científicas e ampliando o acesso ao diagnóstico e tratamento. A expectativa é reunir entre 100 e 200 participantes na mobilização.

Fonte: Ascom Endopi

Comente

Pequisar