Gravações da operação Faroeste devem indicar mais envolvidos na venda de sentença na Bahia

A ex-presidente do TJ, desembargadora Maria do Socorro Santigo, foi presa no sábado

Por Arimatéia Azevedo,

Os mais de 300 aparelhos de celular apreendidos na operação Faroeste, que prendeu e afastou desembargadores na Bahia, devem impulsionar as investigações. Os investigadores começaram a analisar as conversas e identificar todos os interlocutores, que podem sinalizar para além da Bahia, ou seja, Estados vizinhos, incluindo o Piauí.

Desembargadora Maria do Socorro Santigo (Foto:Bahias Noticias)

O site O Antagonista sinaliza que as investigações, a partir da análise dos diálogos, possam seguir além do que já foi investigado na Bahia que resultou em afastamento do presidente do Tribunal de Justiça, de outros desembargadores e juízes. A ex-presidente do TJ, desembargadora Maria do Socorro Santigo, foi presa no sábado.

Além dos magistrados, a operação Faroeste apontou outros envolvidos, entre eles, o consul honoróario da Guine-Bissau, Adailton Maturino e o borracheiro José Valter, em cujo nome, estão registradas milhares de hectares de terras no oeste baiano.

José Valter estava morando discretamente em Teresina depois que se mudou da Bahia, em 2016 e, na terça-feira, prestou depoimento na Polícia Federal do Piauí. Ele apareceu de cadeira de rodas.

A operação Faroeste foi deflagrada para apurar a suspeita de venda de sentenças no tribunal baiano relacionado a terras.
Há suspeitas dos investigadores que de as mesmas ações praticadas na Bahia tenha sido feitas fora do Estado, incluindo o Piauí, com possível envolvimento de autoridades do Governo e do Judiciário, dadas as boas relações do consul com os piauienses.

Maturino foi recebido pelo então presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, numa caravana de autoridades da Guiné-Bissau e foi homenageado pela Câmara de Vereadores da Capital com o titulo de cidadão teresinense, projeto de autoria do vereador Aluisio Sampaio.

Ele não se tornou, ainda, cidadão piauiense, porque a Assembleia Legislativa não marcou a sessão especial. O projeto foi apresentado pelo deputado estadual Marden Menezes.

Mais detalhes na Coluna Arimatéia Azevedo.

 

Comente

Pequisar