Vereador de Floriano é condenado por divulgar fake news contra Wellington Dias

O TRE proferiu a decisão na última segunda-feira (26)

Por Redação Portal AZ,

Uma decisão proferida na última segunda-feira (26) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), condenou o vereador de Floriano, Ancelmo Jorge Soares da Silva (Progressistas), por fake news divulgada contra o ex-governador Wellington Dias. O condenado é apoiador da candidatura de Joel Rodrigues ao Senado Federal.

A ação impetrada pela coligação "A Força do Povo" alegou que o vereador publicou, no instagram, o vídeo com uma frase que não foi verdadeiramente proferida pelo candidato a senador Wellington Dias. A gravação usou a tecnologia deepfake para simular a fala.

Vereador de Floriano é condenado por divulgar fake news contra Wellington Dias (Foto: Divulgação)

O TRE entendeu que o vídeo afronta uma resolução que proíbe a divulgação de informações falzas ou descontextualizadas.

"O vídeo está claramente editado e se apresenta, assim, como uma montagem que cria uma falsa informação ao eleitor, sabiamente inverídica, visto que o representado Wellington Dias é opositor ao candidato Joel Rodrigues, pois ambos concorrem ao cargo eletivo majoritário de senador. Situação que atrai a incidência do art. 9º-A da Resolução nr. 23. 610/2019", diz um trecho da decisão.

Ancelmo Jorge foi proibido de fazer novas postagens com o mesmo conteúdo, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil.

Comente

Pequisar