Lula poderá indicar até nove ministros de tribunais superiores em seu mandato
No Supremo Tribunal Federal serão dois os indicados, nas vagas de Rosa Weber e Ricardo Lewandowski
Pelo menos nove ministros de tribunais superiores (STF, STJ e TST) poderão ser indicados nos quatro anos de mandato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva - entre janeiro de 2023 e janeiro de 2027.
No Supremo Tribunal Federal serão dois os indicados, nas vagas de Rosa Weber e Ricardo Lewandowski. Os dois fazem 75 anos em 20-23 e serão atingidos pela aposentadoria compulsória.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Os outros ministros serão cinco do Superior Tribunal de Justiça e dois do Tribunal Superior do Trabalho, também afetados pela aposentadoria compulsória por fazerem 75 anos de idade ao longo do mandato de Lula.
Além de Ricardo Lewandowski - indicado por Lula para o STF, que completa 75 anos em maio de 2023; e de Rosa Weber - indicada por Dilma Roussef para o STF, que chegará a 75 anos em outubro de 2023, devem ser se indicados por Lula os substitutos de cinco ministros do STJ: Felix Fisher - indicado por Fernando Henrique Cardoso, que se aposentou-se em agosto deste ano; Laurita Vaz - indicada por Fernando Henrique Cardoso, que completa 75 anos em outubro de 2023; Assusete Magalhães - indicada por Dilma Rousseff, que completa 75 anos em janeiro de 2024; Antonio Saldanha Palheiro - indicado por Dilma Rousseff, que faz 75 anos em abril de 2026 e Og Fernandes - indicado por Lula, que completa 75 anos em novembro de 2026
No Tribunal Superior do Trabalho devem se aposentar os ministros Aloysio Corrêa da Veiga - indicado por Lula, que completa 75 anos em outubro de 2025 e Dora Maria da Costa - indicada por Lula, que completa 75 anos em março de 2026.
Fonte: Com informações do site Migalhas.