Promotor denuncia filho de tabelião por assumir ilegalmente a função do pai
A promotoria também pediu pagamento de multa de R$ 500 mil
O Ministério Público do Piauí denunciou Caio Cézar de Arêa Leão Barbosa, filho do tabelião do Cartório Extrajudicial de Barro Duro, Manoel Barbosa, por assumir o cargo do pai sem a devida designação. A promotoria também pediu multa de R$ 500 mil por dano moral.
Segundo a promotoria, o valor da multa será revertido em favor de serviços públicos na cidade de Barro Duro, bem como a remessa integral do processo à Corregedoria-Geral da Justiça.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Conforme o documento o órgão também pede ao Poder Judiciário, a título de cautelares diversas da prisão, como forma de proteger a sociedade barrodurense, sem prejuízo da decretação de prisão preventiva do denunciado, acaso descumpra tais medidas, que ele seja impedido de se aproximar do Cartório local e de manter contato com todos os que lá trabalham, por qualquer meio que seja.
“Crimes como esse não ceifam diretamente a vida de pessoas e nem lhes subtraem patrimônio explicitamente, mas são tão graves quanto, porque roubam esperança, confiança, cidadania e o futuro das pessoas”, destaca o promotor de Justiça Ari Martins, titular da Promotoria de Barro Duro.
Pai e filho já foram denunciados
Os donos do cartório de Luís Correia, Manoel Barbosa e Caio Barbosa, já foram denunciados, em 2019, pelo promotor de justiça, Galeno Aristóteles, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sobre grilagem de terras no litoral do Piauí.
Na denúncia, várias pessoas foram acusadas de praticar grilagem de terras e falsificação de documentos, entre elas os donos dos cartórios de Luís Correia.
Na época, eles divulgaram nota sobre o caso. Clique aqui e veja.
Fonte: Portal AZ